Com o início do período das convenções partidárias nesta sexta-feira (20), os partidos já podem realizar atos para definir as coligações e escolher seus candidatos para as eleições de outubro. O prazo determinado pela Justiça Eleitoral vai até 5 de agosto.
Em mato Grosso, os três principais pré-candidatos ao governo, Pedro Taques (PSDB), o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) e o senador Wellington Fagundes ainda articulam alianças. Nenhum deles conseguiu definir o nome de vice na chapa, nem mesmo a data, horário e local que irão realizar as convenções.
O governador Pedro Taques ainda procura preencher a vaga de vice, que foi oferecida ao deputado federal Adilton Sachetti (PRB) e ainda busca trazer para a chapa, a ex-juiza Selma Arruda (PSL) para disputar uma vaga ao Senado. A outra deverá ser ocupada pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB). Além do PSDB, a coligação conta hoje com PPS, Solidariedade, PSB, Patriota e Avante.
Já Mauro Mendes deverá ter como vice um nome indicado pelo PDT. Os mais cotados são o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta e o deputado estadual Zeca Viana. As vagas ao Senado deverão ser preenchidas pelo ex-governador Jaime Campos (DEM) e pelo ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD). Já a situação de Wellington Fagundes também está indefinida, com a vice e as duas vagas ao Senado ainda vagas. Com a ida do MDB para o grupo que apoia Mauro Mendes, o senador conta com o PR, PTB, PP e PC do B em seu arco de alianças.
Fonte: O Documento