‘Duende’, o objeto descoberto nos confins do Sistema Solar que aponta para a existência do ‘Planeta X’

0
361
CAMARA VG

Cientistas encontraram novas evidências de que o nono planeta do Sistema Solar, que há anos eles buscam identificar, pode de fato existir.

A órbita do planeta-anão "2015 TG387" ou o "Duende", cuja descoberta foi anunciada terça-feira pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional, pode ser a chave para se chegar ao chamado "Planeta 9" ou "Planeta X", que ficaria muito depois de Plutão (que, aliás, deixou de ser considerado um planeta em 2006 e foi reclassificado como planeta-anão).

O anúncio foi feito após três anos de pesquisa com a ajuda do telescópio japonês Subaru, localizado no Havaí, nos Estados Unidos.

E revela que a órbita do novo objeto, que está muito longe do Sol, sustenta a ideia da existência de um planeta ainda mais distante e maior, uma "superterra".

Planeta X, um gigante no radar

Os cientistas afirmam que "O Duende" seria um pequeno indicador da presença do hipotético "Planeta X", um gigante que eles acreditam existir nos confins do Sistema Solar.

Mas por que um objeto-anão funciona como sinalizador da existência de um corpo celeste imenso?

Objetos estariam para além de Plutão, que a União Astronômica Internacional deixou de considerar planeta em 2006 — Foto: Nasa/BBC

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here