Cuiabá e outros 12 municípios de MT terão reforço de blitz da ‘Lei Seca’ no Carnaval

0
346
CAMARA VG

Durante o período de carnaval, a operação de 'Lei Seca' será aplicada em Cuiabá e outros 12 municípios de Mato Grosso, segundo o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Gustavo Vasconcellos, em entrevista ao Olhar Direto. A ação acontecerá com a participação de 66 pessoas trabalhando em todo o estado, com intensificação nos dias mais agitados de festa.

Desse total, 18 profissionais da segurança atuarão somente em Cuiabá, espalhados em diversos pontos estratégicos, conforme divulgado quinta-feira (28) na coletiva de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Os 48 restantes estarão atuando em outras 12 cidades do estado.

A capital mato-grossense tem cinco vezes mais motoristas embriagados sendo flagrados durante as operações de Lei Seca do que no Rio de Janeiro, capital. Segundo o delegado titular do Detran, Christian Cabral, apesar da diferença, o número de blitzes da operação no Rio é bem superior ao de Cuiabá.

“No Rio de Janeiro, onde a frequência das blitzes da Lei Seca é maior, a porcentagem de condutores flagrados sob efeito de álcool é de 4 a 6%. Em Cuiabá, é de 25 a 30%, um abismo muito grande que separa uma cidade da outra”, comentou o delegado ao Olhar Direto.

Segundo informações do delegado, em média são feitos entre duas e três blitzes por mês. Para reverter a situação, o presidente da Detran contou ao Olhar Direto em janeiro que a operação será mudada, buscando intensificar e aumentar o número de ações.

“A ‘Operação Lei Seca’ terá uma mudança. Iremos intensificá-la. Toda a sociedade espera por isto. De início, vamos dobrar o número de ações. Porém, brevemente, subiremos para três blitzes por semana. Isso sem contar os outros tipos de fiscalizações, como por exemplo, de motocicletas”, explica.

Somente em fevereiro, 45 motoristas embrigados foram presos. A última operação aconteceu no dia 24, domingo, na avenida Miguel Sutil. Em três horas, nove pessoas foram presas por dirigir embriagadas, 16 Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendidas, além de 32 veículos, automóvel e motocicletas recolhidos.

Operação Carnaval 2019

Na tarde desta quinta-feira, a Sesp apresentou o plano de ações para garantir a segurança durante o carnaval em Mato Grosso. No total, mais de 3 mil efetivos, 741 viaturas e 3 helicópteros , estarão atuando durante este período. Estão acionados a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Detran e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here