Sem opções para 2020, Psol deve apostar novamente todas fichas em Procurador Mauro

0
239
Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Sem acompanhar o crescimento nacional do partido na última década, o diretório do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) de Mato Grosso mantém desde sua criação em 2005 o procurador da Fazenda, Mauro César Lara de Barros, como a única opção viável para qualquer cargo eletivo. É nele que o partido deve, mais uma vez, apostar todas suas fichas na disuputa pela Prefeitura de Cuiabá no ano que vem.

Nacionalmente, o Psol tem se tornado uma alternativa da esquerda ao PT e ganhado força, conseguindo eleger a cada pleito uma quantidade maior de candidatos. Atualmente, a sigla conta com dois prefeitos, dez deputados federais, 18 deputados estaduais e 53 vereadores em todo o país.

Em Mato Grosso, no entanto, o partido que sempre optou por não realizar coligações, não elege ninguém desde as eleições municipais de 2008, ocasião em que conseguiu fazer três vereadores nas Câmaras de Mirassol D’Oeste e Porto Esperidião.

Na eleição do ano passado, assim como nas últimas seis, desde o ano de 2006, o candidato Procurador Mauro foi o único a se destacar nas urnas, garantindo sozinho mais votos que todos os outros candidatos juntos.

Na disputa para o Senado em 2018, o procurador da Fazenda conseguiu 226 mil votos em todo o Estado, sendo que 101,8 mil deles vieram de Cuiabá. Com esta grande votação, o eterno candidato poderia conseguir ir para o segundo turno na disputa pela Prefeitura da Capital em 2020, levando em consideração que em 2016, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) venceu o primeiro turno com 98 mil votos.

O segundo candidato mais votado pelo partido na mesma eleição foi o servidor público Moisés Franz, que disputou o Governo do Estado e ficou em último lugar na disputa entre cinco candidatos, com 14,7 mil votos.

Para deputado federal, o maior destaque foi o professor César Rasec, com 2,5 mil votos. O candidato indígena Cacique Rondon, que aparenta ser um dos filiados com maior alinhamento com a bandeira levantada pelo Psol nacional, conseguiu somente 1,3 mil votos.

Já para a Assembleia Legislativa, o candidato psolista com maior votação foi a cantora Janaína Lima, que conquistou somente 382 votos.

No último dia 19, o diretório estadual se reuniu para discutir o projeto para 2020, que deverá ter novamente o Procurador Mauro como protagonista.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here