O cemitério Parque Bom Jesus é o maior de Cuiabá, possui 47 mil pessoas sepultadas em seus 300 mil metros quadrados. A cremação é mais uma opção para os familiares que desejam realizar uma cerimônia de despedida e, assim como o enterro tradicional, possui um funeral ou rito pós-funeral, sendo uma alternativa que oferece menos riscos ambientais que o sepultamento do corpo em covas.
Silvio explica que o preço varia de acordo com o cerimonial que for contratado para fazer os serviços, além de buffet e músicos, mas o serviço de cremação custa em torno de R$ 5 mil. Também é possível escolher o modelo das urnas onde serão armazenadas as cinzas a partir de R$ 500.
De acordo com Silvio, o dia de Finados é uma data especial porque muitas pessoas aproveitam o dia para fazer suas orações e prestar suas homenagens aqueles que já partiram desta vida, seja amigo ou familiar.
Para garantir a segurança dos visitantes, Silvio contrata todos os anos cerca de 20 seguranças que ficam a paisana para evitar furtos e demais problemas que podem acontecer devido ao grande número de pessoas.
“Geralmente dia de Finados a fila para entrar aqui já começa lá na Avenida Fernando Correa. Tentamos atender a todos para que seja um dia tranquilo. Temos serviços de atendimento médico porque muitas vezes a pessoa é tomada pela emoção e acaba passando mal”, afirma.
Programação
Outros serviços como distribuição de água e flores, banheiros químicos (incluindo para portadores de necessidades especiais) e a realização das missas/cultos são esperados no decorrer do dia.
As equipes que irão trabalhar na execução da programação serão funcionários da Cuiabana administradora de cemitérios Ltda. e colaboradores das Empresas Concessionárias dos Serviços Funerários de Cuiabá e Pax Nacional Prever.
Durante todo o dia os visitantes serão recepcionados por colaboradores devidamente uniformizados, que estarão entregando flores e água na portaria de cada cemitério, haverá também orientação a respeito da proliferação do mosquito da dengue, onde cada visitante será orientado a não deixar vasos com água, substituindo-a por areia ou terra, evitando a reprodução do mesmo.