Fonte: Olhar Direto
O princípio de motim que aconteceu na tarde do último sábado (11) na penitenciária Major Eldo de Sá, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (219km de Cuiabá), foi motivada por uma briga de facções criminosas. Dois raios do presídio ficaram destruídos, mas os reeducandos foram contidos rapidamente.
No entanto, os agentes penitenciários conseguiram segurar os presos, e em uma hora chegou, ainda, reforço dos policiais penais de outros plantões, que estavam de folga.
O princípio de motim, então, foi contido pelos policiais penais da unidade e o Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Os reeducandos foram retirados das celas, que estão em reconstrução. Do lado de fora, mães, esposas e filhas se aglomeraram em busca de informações. Um recuperando, de nome Erick Matheus Alves, foi alvejado na nádega e encaminhado ao Pronto Atendimento. Nenhum recuperando foi morto.
Leia a nota da Secretaria de Segurança Pública:
Nota à imprensa
No inicio da tarde deste sábado (11.04), na Penitenciária Major Eldo de Sá (Mata Grande), os presos de dois raios começaram um princípio de motim, mas rapidamente a situação foi controlada pelos agentes penitenciários da unidade. Equipes do Serviço de Operações Especiais (SOE) também está na penitenciária.
O setor de inteligência da Sesp já está apurando a motivação da ação dos presos.