Com aproximação de Bolsonaro com PP, Neri ganha espaço para articulação junto ao Planalto

0
356
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

O Partido Progressista, sob liderança do deputado federal Arthur Lira, vem ganhando força no governo Jair Bolsonaro e tem conquistado espaço para indicar obras e conseguir investimento para suas bases. Por Mato Grosso, a função ficou a cargo do ex-ministro da Agricultura e atual líder da bancada federal, Neri Geller.

O presidente estadual do PP tem garantido ações nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento regional, social e saúde pública. Neri faz questão de destacar a renovação da malha paulista  como uma grande conquista dessa legislatura, pois, juntamente com a Ferronorte, formará o principal corredor de exportação agrícola do Brasil, ligando as regiões produtoras de grãos do Centro Oeste brasileiro ao porto de Santos.

“Melhorias em infraestrutura diminui custos de logística e, consequentemente, torna o produto brasileiro mais competitivo no mercado internacional”, disse.

Dentre as várias pautas comuns com o Governo Federal, Geller ressalta o projeto de lei 2633/2020, que vem substituir a MP 910/2019 que perdeu a sua vigência pelo decurso de prazo. O parlamentar foi o grande defensor da MP 910/2019 dada a importância do tema inclusive para o combate ao desmatamento ilegal.

“Só em Mato Grosso são mais de 100 mil assentados, dos quais cerca de 80 mil não possuem título, estando impedidos de realizar financiamentos, contratos com empresas da região e permanecendo fora do ativo econômico. Esta MP permite trazer esses produtores para a legalidade, facilitando inclusive a fiscalização de crimes ambientais”, defendeu à época.

Também na questão fundiária, o progressista foi o intermediador do acordo realizado entre Mato Grosso e o Governo Federal que deu origem ao decreto estadual capaz de possibilitar a regularização de cerca de 1,5 mil famílias de três municípios (Novo Mundo, Matupá e Peixoto de Azevedo).

Ações de enfrentamento à Covid-19,  Geller participou ativamente da aprovação da chamada “PEC do Orçamento de Guerra”, que originou a Emenda Constitucional 106/2020, sem a qual o Governo Federal não poderia realizar os gastos necessários para o combate à pandemia sem que o chefe do executivo incorresse em crime de responsabilidade.

Na mesma pauta, Geller conseguiu a liberação de quase R$11 milhões de reais, destinados aos municípios mato-grossenses para ações no enfrentamento ao Coronavírus.

MARCO 

Ao prestar conta das principais ações, Geller relembra com emoção o apoio conquistado junto ao Governo Federal com a liberação de R$ 60 milhões para ampliação do Programa Luz para Todos na região Noroeste de Mato Grosso, visando interligar as cidades de Colniza e Aripuanã, atendendo os assentamentos Capa Mansa, Guariba e Três Fronteiras.

“Sem dúvida alguma resultados que marcam para melhor a história de Mato Grosso e só foram possíveis graças à atenção que o Governo Bolsonaro tem dado ao nosso estado”, encerrou.

Geller foi ainda o único federal de Mato Grosso a integrar a comitiva oficial do Governo e representar o Brasil na 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 25), acompanhando o ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles, oportunidade em que ressaltou que “o Brasil tem uma das legislações ambientais mais rígidas do Planeta e a meta agora é o combater o desmatamento ilegal”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here