Fonte: Olhar Direto
A Prefeitura de Cáceres (219km de Cuiabá) decidiu entregar comprimidos de ivermectina para toda a população, como forma de tratamento profilático (prevenção) ao novo Coronavírus (Covid-19). A entrega acontece na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo e para conseguir o medicamento basta apresentar o cartão do SUS e documentação pessoal.
A entrega da ivermectina começou na terça-feira (21), quando foi feito um teste, e foram atendidas nove mil pessoas. Na ocasião, chegaram a ser distribuídos mais de 18 mil comprimidos. Por este motivo, a partir desta quarta-feira (22) qualquer morador da cidade pode ir até o local para pegar o medicamento.
Para ser atendido é necessário estar com o cartão SUS, comprovante de endereço e documento pessoal. O atendimento acontece das 08h às 19h, até que toda a população seja contemplada. Apenas uma pessoa da família deve buscar o remédio para todos (desde que esteja com todas as informações, como peso, idade e cartão SUS).
“Ninguém vai ficar sem o remédio, tem para toda a população cacerense”, afirmou a secretária de saúde, Silvana Souza. Segundo ela, mesmo que a entrega seja paralisada por falta da medicação, será retomada assim que forem adquiridos mais unidades.
Medicamento controverso
O uso da ivermectina, assim como o da cloroquina há alguns meses, tem sido assunto controverso entre médicos, cientistas e a própria população. Apesar de um estudo australiano ter descoberto que o medicamento conseguiu parar a replicação do vírus em laboratório, nenhuma pesquisa conclusiva provou que ele pode prevenir ou tratar o novo coronavírus (Covid-19).
A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já emitiu uma nota informando a falta de estudos sobre este medicamento. A ivermectina é um medicamento usado contra parasitas em seres humanos e animais.