Cuiabá pode ter recorde de calor e frio na mesma semana com chegada de frente fria

0
245
Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto
ALMT

Fonte: Olhar Direto

Nesta semana, os cuiabanos irão sentir uma grande amplitude térmica [nome que se dá a variação de temperaturas]. Isso porque a capital mato-grossense irá passar de uma onda de calor para uma forte frente fria. Existe a possibilidade de recorde para ambos máximas e mínimas, além de uma pequena chance de chuva na quinta-feira (20).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há chance de recorde de calor nesta terça-feira (18) e/ou quarta (19). O recorde atual de calor é de 40,1°C no último dia 14.

A previsão da Climatempo é de 40°C para esta terça-feira e de 41°C para quarta-feira. O ar frio de origem polar começa a influenciar Cuiabá na quinta-feira e a temperatura tem forte queda. Esta massa de ar frio polar que está prevista para o fim da semana é muito intensa e será a mais forte de 2020.

A previsão é de bastante frio a partir de quinta-feira, com chance de novo recorde nas madrugadas, mas desta vez de menor temperatura do ano. A população vai sentir uma queda de quase 20°C à tarde entre o começo e o fim da semana.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o sábado pode começar com mínima de 6ºC.

Na última semana, o avanço de uma frente fria fez o tempo mudar em vários estados do Brasil, especialmente na região Sul, fazendo a chuva retornar após um longo período de tempo seco.

A partir de quarta-feira, uma massa de ar frio começa a penetrar no país e fazer as temperaturas caírem.

Na sexta-feira, uma onda de frio avança sobre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e chega também a Rondônia, fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas nestes Estados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here