Os viajantes que chegam em Cuiabá vindos do exterior e que não se vacinaram contra a Covid-19 estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS. Esse monitoramento é realizado em cumprimento da Portaria Interministerial n° 666, publicada no Diário Oficial da União de 21/01/2022, Edição 15, Seção 1, Página 2.
De acordo com a gestora do CIEVS, Moema Blatt, o objetivo deste monitoramento é evitar a disseminação do Novo Coronavírus (SARS CoV-2), principalmente, quanto a uma nova variante viral, advinda do exterior, bem como, a disseminação por transmissão comunitária. “Entre maio e dezembro de 2021 foram concluídos 33 monitoramentos. Neste ano, até a data de 28 de março, o monitoramento de viajantes de Cuiabá tem obtido pleno êxito, com o registro de 271 pessoas monitoradas e devidamente orientadas. Desse modo, o CIEVS Cuiabá tem colaborado significativamente para mitigar a doença, trabalhando 24h por dia, 7 dias da semana”, revela Moema.
Ela explica que o monitoramento ativo acontece por 14 dias a partir do dia do desembarque em Cuiabá. “A cada 48 horas a equipe do CIEVS entra em contato por e-mail, WhatsApp e/ou ligação de voz, no qual são questionados a presença de sinais e sintomas iniciais da Covid-19. E ao mesmo tempo os viajantes recebem as orientações quanto aos procedimentos a serem observados. O monitoramento pode ser descontinuado, a partir do quinto dia após o desembarque, caso o viajante realize exame RT-PCR ou antígeno, enviando ao CIEVS um laudo com resultado negativo ou não reagente, e que esteja assintomático nesse período”, diz.
Moema enfatiza que, apesar de alguns obstáculos relacionados às dúvidas dos monitorados, especialmente quanto à credibilidade do serviço por medo de crimes cibernéticos, os monitoramentos têm transcorrido com pleno sucesso e frequentemente recebe elogios pela atuação do Sistema Único de Saúde – SUS/Cuiabá.
As informações sobre a composição da Equipe CIEVS, que realiza as abordagens do monitoramento, e os meios de contato podem ser acessadas no site da Prefeitura Municipal de Cuiabá pelo link http://www.saude.cuiaba.mt.gov.br/setor/index/4
Fonte: Prefeitura de Cuiabá