Um examinador do Detran que cobrou R$ 200 de um candidato para a aprovação é desligado do órgão em MT

0
23
Foto por: Assessoria/Detran-MT
CAMARA VG

Zirley Albuquerque de Souza foi dispensado pelo Governo de Mato Grosso na terça-feira (27), conforme publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (28). Zirley foi condenado a dois anos de reclusão por ter cobrado propina para aprovar um candidato no teste de direção para a obtenção da primeira carteira de habilitação (Carteira Nacional de Habilitação). No entanto, a pena já havia sido cumprida.

A exoneração decorre das orientações da Procuradoria-Geral do Estado e da autoridade que instaurou o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) De acordo com o despacho do governador Mauro Mendes (União), ficou determinado que o instrutor seja notificado sobre a pena de demissão, juntamente com seu defensor, pessoalmente, com o envio do teor da decisão. O Detran também foi notificado acerca da ação.

A pena de prisão de Zirley teve início em fevereiro de 2023, uma vez que não houve requerimento para o início do cumprimento da pena. Ele havia sido condenado em 2018, mas o Ministério Público do Estado só foi notificado em 2019.

De acordo com o processo, o instrutor disse à vítima, um candidato à CNH, que havia derrubado um cone durante o exame. A parte autora apresentou uma contestação, mas Zirley requisitou a aprovação sob o pagamento de R$ 200.

O candidato apresentou o problema ao professor da autoescola, que acionou o Detran. A vítima aguardava o exame para efetuar o pagamento no Várzea Grande Shopping quando os policiais foram ao local para detetar Zirley.

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto