Um time de basquete em cadeira de rodas em Cuiabá leva apelido denominado: Cuiabrasa

0
77
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Equipe ‘Cuiabrasa’ representará Mato Grosso no Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas

Com o apoio da Energisa, o time de basquete em cadeira de rodas de Mato Grosso, conhecido como “Cuiabrasa”, será o representante do estado no Campeonato da Conferência Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC). O campeonato acontecerá em dezembro, na cidade do Rio de Janeiro. O nome “Cuiabrasa” é uma homenagem ao apelido carinhoso dado à capital, conhecida pelo seu calor intenso.

A equipe, que recentemente ganhou novos uniformes, está se preparando para levar toda a força de Mato Grosso para as quadras. “O nome do time ‘Cuiabrasa’ já demonstra nosso orgulho em pertencer e representar nossa terra, uma das capitais mais quentes do país”, disse Gabriel Aguiar, um dos atletas do time.

Gabriel também falou sobre o impacto do esporte em sua vida: “Fazer parte desse time significou uma mudança de vida. Foi através do esporte que alcancei minha independência. Comecei a sair de casa e enfrentar a falta de acessibilidade nas ruas, não só para treinar, mas para viver! Se não fosse o basquete, eu não teria coragem de sair de casa.”

O “Cuiabrasa” surgiu como parte de um projeto de pesquisa de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo é mostrar como a prática esportiva pode melhorar o condicionamento físico dos paratletas, desde a força até a coordenação motora. “Na prática, vemos uma evolução significativa. Há melhoras em todos os aspectos: valorização, autoestima, valores bioquímicos e na condição aeróbica. A partir do momento em que saíram do sedentarismo e começaram a treinar, os indicadores de mortalidade por problemas cardíacos diminuíram muito, melhorando a expectativa de vida”, explicou Robson de Andrade, mestre em Educação Física e treinador da equipe.

Entre os atletas do “Cuiabrasa” está Maykon Douglas Pereira, operador do Centro de Operações Integradas da Energisa. “É muito gratificante saber que a empresa onde trabalho patrocina o time do qual faço parte, valorizando a vida por meio do esporte. E sei que a Energisa não patrocina apenas o basquete, mas várias outras modalidades também. Me sinto orgulhoso em fazer parte desses dois times”, afirmou Maykon.

(Com informações da assessoria)

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto