O ranking apresenta Cuiabá como a quarta cidade mais segura para se morar no Brasil

0
11
Foto: Drone Cuiabá
ALMT TRANSPARENCIA

Cuiabá é Destaque Entre as Capitais Mais Seguras do Brasil, Aponta Anuário de 2024

Cuiabá foi reconhecida como uma das capitais mais seguras do Brasil, de acordo com o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, uma iniciativa da empresa MySide que utiliza dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O principal critério para a classificação das cidades foi a taxa de mortalidade, expressa em óbitos por 100 mil habitantes. Cuiabá registrou uma taxa de 16,2 mortes a cada 100 mil habitantes, destacando-se positivamente no cenário nacional. Em comparação, Macapá, capital do Amapá e última colocada no ranking, apresentou uma taxa quatro vezes maior, atingindo 71,3 mortes por 100 mil habitantes.

Em 2023, Cuiabá já ocupava a quarta posição entre as capitais mais seguras e, em 2024, manteve sua posição de destaque, ficando atrás apenas de Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Brasília (DF). No ranking geral das cidades com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Cuiabá aparece na décima colocação.

Confira o gráfico das capitais mais seguras:

Metodologia da Pesquisa

O Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil baseia-se em dados fornecidos pelo IBGE e pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. Para calcular o índice de segurança, foram analisados os dados de aproximadamente 1,5 milhão de óbitos ocorridos no Brasil em 2023, conforme o Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.

A SVSA utiliza o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), criado em 1979, para consolidar os dados. O SIM recebe informações detalhadas de todos os atestados de óbito emitidos no Brasil, cuja responsabilidade de preenchimento é do médico que emite o laudo. Posteriormente, os documentos são enviados aos Cartórios de Registro Civil, e as Secretarias Estaduais de Saúde são encarregadas de coletar essas informações, encaminhando-as ao Ministério da Saúde para integração ao SIM.

Cuiabá, ao lado de outras capitais brasileiras, continua a investir em segurança, contribuindo para a redução da taxa de mortalidade e melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto