Coligação pede cassação do prefeito de Rosário Oeste por suspeita de compra de votos
A Coligação “Rosário Oeste Somos Todos Nós”, composta pelos partidos PSB, PRD e PP, entrou com um pedido de cassação do atual prefeito de Rosário Oeste e candidato à reeleição, Alex Steves Berto (União Brasil), sob acusação de compra de votos. A vice na chapa, Mary Ivoneth Navarros, também é alvo do mesmo pedido.
A representação foi apresentada nesta segunda-feira (30) na 03ª Zona Eleitoral de Rosário Oeste, e assinada pelo advogado Caio Alexandre Ojeda da Silva, que representa a coligação. No documento, a coligação alega que Alex foi flagrado em vídeo negociando votos em uma residência localizada na rua Santos Dumont, no bairro Aeroporto, por volta das 11h35 do dia 27 de setembro.
Segundo a denúncia, o prefeito teria oferecido R$ 500,00 à senhora E.S. da S.P. e sua família em troca de apoio eleitoral. Câmeras de segurança no local teriam registrado a tentativa de compra de votos, e o vídeo foi anexado ao processo como prova.
Na peça jurídica, o advogado da coligação afirma que o vídeo mostra a participação direta de Alex, que teria oferecido dinheiro e solicitado apoio explícito à sua candidatura. “Para caracterizar a captação ilícita de sufrágio, não é necessário um pedido expresso de voto, sendo a intenção implícita em seus atos”, argumenta Caio Alexandre Ojeda da Silva.
A coligação pede que a Justiça condene não apenas Alex e sua vice, Mary Ivoneth, mas também Salvador Domingos dos Anjos, que teria participado da negociação registrada no vídeo.
O caso aguarda decisão do juiz Arthur Moreira Pedreira de Albuquerque, responsável pela 03ª Zona Eleitoral de Rosário Oeste.