Um jovem de 21 anos foi preso durante uma operação contra faccionados envolvidos em crimes de tortura e tráfico em MT

0
96
Foto: PJC-MT
CAMARA VG

Jovem de 21 anos é preso por tráfico durante Operação Cruciatus em Alto Taquari

Na manhã desta terça-feira (03), um jovem de 21 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas durante a segunda fase da Operação Cruciatus, deflagrada em Alto Taquari, a 483 km de Cuiabá. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão domiciliar para desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de entorpecentes.

As autoridades executaram quatro ordens judiciais em locais utilizados pela facção para a comercialização de drogas. Durante as buscas, foram apreendidas 105 porções de entorpecentes, incluindo pasta base de cocaína e cocaína, além de mais de R$ 2,6 mil em dinheiro trocado, munições, cartões bancários em nomes diversos e outros objetos suspeitos.

De acordo com a Delegacia de Polícia de Alto Taquari, a operação foi desencadeada após registros de crimes de tortura promovidos pela facção criminosa contra usuários de drogas e pessoas consideradas infratoras pelas regras internas do grupo.

Um dos casos investigados ocorreu em outubro deste ano, quando uma adolescente foi mantida em cárcere privado por dois homens devido a uma dívida de drogas. A jovem, vítima do chamado “salve” — punição aplicada pela facção —, conseguiu escapar e acionar a Polícia Militar. Na ocasião, um dos envolvidos foi preso em flagrante, mas as investigações prosseguiram, levando à identificação do mandante do crime, que também gerenciava os pontos de venda de drogas da organização.

Com base nos indícios, foram solicitados mandados de busca e apreensão para quatro locais usados pela facção. Após a prisão do jovem, ele foi levado à delegacia, interrogado e autuado pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de munição.

As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos nos crimes de tortura e na rede de tráfico de drogas na região.

Primeira fase da Operação Cruciatus

Deflagrada em abril deste ano, a primeira etapa da operação resultou na prisão de quatro investigados. Na ocasião, a Polícia Civil já havia identificado a atuação violenta da facção na região de Alto Taquari.

A Operação Cruciatus reforça o compromisso das autoridades em combater o tráfico de drogas e crimes associados na região, com novas fases previstas para aprofundar as investigações e desarticular a organização criminosa.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto