Vídeo registra momento em que vice-prefeito é levado para a Delegacia por policiais; confira

0
132
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

O vídeo registrou o instante em que José Roberto Stopa (PV), secretário municipal de Obras e vice-prefeito de Cuiabá, foi detido na manhã de quinta-feira (26), após uma acusação de crime ambiental. O incidente ocorreu durante as obras do Mercado do Porto, localizado na capital.

Na gravação feita pelo Programa do Pop, transmitido pela TV Cidade Verde, podemos ouvir o prefeito municipal dialogando com o delegado da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA). Em seguida, nota-se que ele entra no veículo.

Conforme relatado pelo Olhar Direto, a detenção ocorreu devido a uma denúncia sobre o descarte impróprio de resíduos da construção civil. Detectou-se que um volume de pisos, provenientes da construção, foi temporariamente armazenado na parte externa do local, que é classificada como Área de Preservação Permanente.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá confirmou o fato e alegou que alegou se tratar de uma “ação política”, visto que a entrega da obra está agendada para acontecer nos próximos dias.

Em um momento que marca o encerramento do mandato da atual gestão”, diz trecho da nota.

Ainda segundo a Prefeitura, o fato está sendo acompanhado pelo procurador-geral do município. Olhar Direto tenta contato com a defesa do vice-prefeito.

A Policia Civil, por sua vez, informou que equipe de investigação da Dema foi ao local para apurar uma denúncia recebida sobre descarte irregular de resíduos provenientes de reforma, realizada nas proximidades de uma área verde localizada ao fundo do Mercado do Porto.

Os policiais civis flagraram um caminhão descartando entulhos de obra. Na abordagem ao motorista, este informou que realizava o serviço para a Secretaria de Obras do Município.

Em seguida a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Poitec), junto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil, foram acionadas e constataram que o descarte estava sendo realizado sem as devidas licenças ambientais.

Os fiscais da Prefeitura de Cuiabá lavraram o auto de infração em razão da violação da lei, que estabelece a proibição de depósitos de qualquer tipo de resíduos, escavações e o exercício de quaisquer atividades nas áreas de preservação permanente.

Conforme apurado pelos policiais civis, o secretário municipal acompanhava regularmente o andamento da obra, fato que demonstram o pleno conhecimento das irregularidades ambientais. Já o motorista do caminhão, desempenhava apenas a função de operário, sem qualquer poder decisório.

Diante do flagrante e da situação, o caminhão foi apreendido, e gestor encaminhado à Dema para esclarecimentos. Ele foi ouvido na delegacia especializada e autuado em flagrante pelo delito.

Stopa deve passar por audiência de custódia ainda nesta quinta-feira (26).

Confira o vídeo:

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto