Jornalista cuiabana sofre dois AVCs nos EUA e enfrenta sequelas; família organiza vaquinha para custear tratamento
Thiara Raquel Prado, de 41 anos, jornalista cuiabana que vive nos Estados Unidos há nove anos, sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs) em 2024 e enfrenta graves sequelas. Para ajudar a custear seu tratamento, amigos e familiares criaram uma vaquinha online.
A situação de Thiara é delicada. Após os AVCs, ela perdeu a capacidade de falar, tem coordenação motora severamente comprometida e depende de uma cadeira de rodas para se locomover. Como o sistema de saúde nos Estados Unidos não oferece atendimento público universal, os custos para o acompanhamento médico integral são altíssimos.
De acordo com informações divulgadas pelos familiares, em junho de 2024, Thiara sofreu uma hemorragia subdural traumática, um tipo grave de hemorragia cerebral. Algumas semanas depois, enfrentou outra hemorragia, desta vez no lado oposto do cérebro. Após estabilizar o sangramento, ela passou por duas cirurgias de cranioplastia para reposição de partes do crânio removidas anteriormente. No entanto, o quadro complicou-se novamente, e Thiara teve de realizar uma quinta cirurgia devido ao inchaço cerebral.
A jornalista conta apenas com um plano de saúde básico, o MassHealth Limited, que não cobre amplamente tratamentos essenciais, como fisioterapia, fonoaudiologia e exames de sangue. O marido de Thiara, Théo, trabalha para tentar arcar com os custos, enquanto os pais dela oferecem suporte nos cuidados diários. Mesmo assim, o casal planeja retornar ao Brasil, onde enfrentará novos desafios financeiros, como a necessidade de contratar cuidadores 24 horas por dia.
“Thiara e Théo sofreram uma perda considerável de renda nos últimos meses. Estamos entrando em contato com a comunidade para pedir ajuda neste momento incrivelmente difícil. Qualquer contribuição, grande ou pequena, fará diferença no caminho de recuperação de Thiara“, diz o texto divulgado na campanha.
Até o momento, a vaquinha arrecadou mais de US$ 16 mil, mas a família ainda precisa de mais apoio para cobrir os custos médicos e de reabilitação. Interessados em contribuir podem acessar o link da vaquinha online [Aqui]
A solidariedade da comunidade será essencial para ajudar Thiara a enfrentar esse momento crítico e avançar em sua recuperação.