Botelho anunciou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai alocar recursos para a construção de uma ala pediátrica em Cuiabá

0
64
Foto: Vanderson Ferraz/ALMT
CAMARA VG

ALMT vai financiar reforma do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá para criação de ala materno-infantil

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) anunciou que destinará recursos próprios para a reforma do terceiro andar do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá. O espaço será transformado em uma ala materno-infantil, conforme garantiu o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (UNIÃO), durante vistoria realizada nesta terça-feira (7). A visita foi solicitada pela juíza Gleide Bispo dos Santos, da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, que pediu o apoio da Casa de Leis para o projeto.

Botelho destacou que já contribuiu anteriormente para a área da saúde, citando a destinação de recursos para a implantação da UTI Neonatal do Hospital de Câncer. Agora, ele aguarda o levantamento dos custos para a obra do antigo Pronto-Socorro. “Fizemos um grande auxílio para implantar a UTI Neonatal do Hospital de Câncer e estamos trabalhando para realizar melhorias e atender as crianças do nosso Estado. Vamos ajudar com recursos próprios da ALMT”, afirmou.

A juíza Gleide Bispo lembrou que a luta pela reforma do terceiro andar é antiga. Em 2016, com apoio do então prefeito Mauro Mendes, hoje governador, articulou a implantação de 40 leitos de pediatria no local. “Já se passaram nove anos, e até hoje essa ala não recebeu manutenção para melhorar o atendimento às crianças e aos profissionais. Procurei a deputada Janaina Riva e os deputados Botelho, Júlio Campos e Dr. João, que se dispuseram a ajudar na reforma. Também temos sugestões de médicos para a implantação de um Pronto Atendimento Infantil”, explicou.

Segundo Gleide, a obra foi iniciada, mas acabou paralisada durante uma intervenção do governo na gestão da saúde municipal. “O que mais preocupa é a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por isso, é fundamental essa reforma no terceiro andar, onde temos 15 leitos de UTI, sendo cinco semi-UTI, que atendem muito bem a demanda de todo o estado”, destacou.

Localizado na Avenida General Valle, no bairro Bandeirantes, o antigo Pronto-Socorro Municipal será transformado após as reformas, incluindo novos leitos e um pronto-atendimento pediátrico que funcionará como porta de entrada para urgências e emergências infantis na capital.

A visita contou também com a presença dos deputados Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB) e Júlio Campos (UNIÃO), além do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL).

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto