Cuiabá e Santo Antônio de Leverger estão entre as 10 cidades mais quentes do Brasil em 2024
Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, a 33 km da capital mato-grossense, figuraram entre as dez cidades mais quentes do Brasil em 2024, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O ano foi marcado como o mais quente do Brasil desde o início dos registros, em 1961.
De acordo com o Inmet, a temperatura média no país atingiu 25,02°C, representando um aumento de 0,79°C em relação à média histórica de 1991-2020, que é de 24,23°C.
Altas temperaturas em Cuiabá e Santo Antônio de Leverger
Embora Cuiabá costume liderar a lista das cidades mais quentes do Brasil, frequentemente registrando temperaturas acima de 40°C, em 2024 a capital ficou com a segunda maior temperatura do ano, atingindo 44,1°C. O primeiro lugar foi de Goiânia (GO), que chegou a 44,5°C.
Já Santo Antônio de Leverger alcançou a 10ª posição entre as mais quentes, com 43°C.
Impacto do fenômeno El Niño
O Inmet aponta que as temperaturas elevadas tiveram forte influência do fenômeno climático El Niño, que intensificou o calor em todo o país.
Além disso, o instituto observou uma tendência de aumento significativo das temperaturas ao longo dos anos. “Esse fenômeno pode estar associado às mudanças climáticas decorrentes do aumento da temperatura global e de alterações ambientais locais”, explicou em nota.