Abilio irá declarar estado de emergência em Cuiabá devido ao aumento de casos de dengue

0
10
Foto: Tchélo Figueiredo/Olhar Direto
CAMARA VG

Prefeito de Cuiabá anuncia decreto de emergência devido ao aumento de casos de dengue

Cuiabá enfrentará um decreto de situação de emergência devido ao aumento expressivo nos casos de dengue, conforme anunciado pelo prefeito Abilio Brunini (PL) nesta terça-feira (21). Em entrevista pela manhã, o gestor explicou que aguarda a atualização dos índices epidemiológicos para oficializar a medida.

“Estamos levantando os dados para publicar o decreto de situação de emergência. Ele precisa ser respaldado por índices, e aqui em Cuiabá os dados estão sendo atualizados para viabilizar essa publicação”, afirmou Brunini.

Dados recentes mostram que os casos de dengue na capital aumentaram 85% em 2024 em comparação com o ano anterior. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados 2.552 casos neste ano, contra 1.373 no mesmo período de 2023.

No estado de Mato Grosso, os números também chamam atenção: foram 38.471 casos confirmados e 39 óbitos relacionados à dengue, sendo cinco ocorridos em Cuiabá. Apesar do avanço significativo, a Vigilância Epidemiológica descarta, por ora, a possibilidade de surto na capital.

Em Várzea Grande, município vizinho, o cenário é ainda mais crítico. O aumento de cerca de 400% nas notificações de arboviroses nos primeiros 15 dias de 2024 levou a prefeita Flávia Moretti (PL) a decretar situação de emergência em Saúde Pública. A cidade tem registrado predominância de casos de Chikungunya.

Com o decreto, Cuiabá poderá mobilizar recursos e medidas de forma mais ágil para combater a dengue e evitar que o número de casos continue crescendo.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto