Polícia Civil Intercepta Carregamento Destinado ao Garimpo Ilegal em Conquista D’Oeste
A Polícia Civil interceptou, na noite de terça-feira (18), um carregamento de combustível e equipamentos destinados a atividades de garimpo ilegal na região de Conquista D’Oeste, a 534 km de Cuiabá. A ação foi conduzida por policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda, resultando na apreensão de um caminhão, seis mil litros de óleo diesel armazenados em seis contêineres, dois motores MWM de seis cilindros e diversos apetrechos utilizados em crimes ambientais.
Três pessoas foram presas em flagrante por transporte irregular de substância tóxica, em desacordo com a legislação vigente. As apreensões causaram um prejuízo superior a R$ 500 mil ao crime organizado.
A operação foi deflagrada após a Polícia Civil receber denúncias sobre a utilização de uma estrada de terra próxima a Conquista D’Oeste para o transporte de materiais ilícitos, incluindo armas de fogo, para os garimpos da região. As informações apontavam que o transporte ocorria, principalmente, durante a noite, com o objetivo de driblar a fiscalização.
Com base nas denúncias, uma equipe de investigadores se deslocou até o local e identificou um caminhão carregado e coberto com lona, com a placa virada e sem sinalização, trafegando em direção a um garimpo. Os policiais abordaram o veículo, que transportava três ocupantes.
Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia e vão responder pelo crime previsto no artigo 56 da Lei nº 9.605/98, que trata do transporte de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com a lei.