Mauro Mendes nega intenção política ao participar de ato pró-anistia e critica penas “desproporcionais”

0
38
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
ALMT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO), negou nesta quarta-feira (19) que sua presença no ato pró-anistia, realizado no último domingo (16) no Rio de Janeiro, tenha tido objetivos políticos. O evento foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para pedir anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Cotado para disputar uma vaga no Senado em 2026, Mendes afirmou que foi ao ato por considerar as penas aplicadas aos condenados “desproporcionais”, mas ressaltou que não apoia os atos de vandalismo e destruição promovidos na Praça dos Três Poderes.

“A pena que está sendo aplicada é muito desproporcional. Então eu fui ali porque me senti no dever de me posicionar”, declarou o governador.

O evento contou com a presença de outros governadores e parlamentares aliados a Bolsonaro, mas teve um público abaixo das expectativas: 18,9 mil pessoas, segundo o Monitor de Debate Público do Meio Digital da USP.

Mendes minimizou os elogios recebidos do ex-presidente e disse que seu foco está na gestão do estado, evitando antecipar debates eleitorais. “Eu não fui lá com esse objetivo [eleitoral]. Qualquer elogio é bom para mim, mas, acima de tudo, para Mato Grosso”, concluiu.

FONTE – RESUMO