
Nesta sexta-feira (28), será realizado o plantio de mais de 50 mudas de Ipê Roxo no Parque Tia Nair, em Cuiabá, como uma homenagem às 53 vítimas de feminicídios em Mato Grosso entre 2024 e 2025. A ação acontecerá a partir das 8h e tem como objetivo lembrar as mulheres que, infelizmente, perderam a vida em razão do gênero. A florada roxa do Ipê simboliza cada mulher, filha, mãe, tia ou amiga que deixou de florescer devido à violência.
A homenagem é uma iniciativa do Núcleo das Promotorias de Justiça Especializadas no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, com o projeto “Em Memória Delas”, realizado pelo Observatório Caliandra. O projeto visa não apenas homenagear as vítimas, mas também sensibilizar a sociedade para a luta contra a violência de gênero.
Em 2024, Mato Grosso registrou 47 feminicídios, e até março de 2025, já foram registrados seis novos casos. A promotora de Justiça, Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo, explicou que o ato de plantio das mudas é uma forma simbólica de manter viva a memória das vítimas, fortalecer a luta por justiça e promover a reflexão sobre a violência enfrentada pelas mulheres.
O projeto “Em Memória Delas” conta com três etapas: o plantio das mudas, a instalação de uma placa para marcar o espaço e a realização de uma campanha publicitária voltada à prevenção do feminicídio, com foco especialmente no público masculino.
O Observatório Caliandra, uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso, oferece uma plataforma com informações atualizadas sobre os feminicídios, estatísticas, dados processuais, materiais orientativos e o memorial das vítimas, com o intuito de sensibilizar e informar a população sobre a violência contra as mulheres.
Com essa ação, o projeto busca incentivar a reflexão coletiva e fortalecer as políticas públicas para garantir que todas as mulheres tenham o direito de viver sem violência.
FONTE – RESUMO