Polícia Civil cumpre 15 mandados contra facção criminosa envolvida com tráfico de drogas em Cuiabá e região de fronteira

0
13
Foto: Reprodução
CAMARA VG

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Tappa, cumprindo 12 ordens judiciais contra alvos investigados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e envolvimento com facções criminosas. A operação inclui quatro mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e cinco bloqueios judiciais de contas.

Os mandados são executados pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com apoio das delegacias de Cáceres e da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá e estão sendo cumpridas nas cidades de Cuiabá e Cáceres.

A operação é resultado de investigações que começaram após a prisão em flagrante de um casal envolvido no tráfico de drogas, em 7 de junho de 2023, em uma residência no Bairro Osmar Cabral, em Cuiabá. Durante a abordagem, a polícia encontrou porções de entorpecentes, como maconha e pasta base de cocaína, além de dinheiro e materiais relacionados ao tráfico.

Após a prisão, as investigações da Denarc foram aprofundadas, revelando a ligação do casal com outros suspeitos, além da identificação deles como membros de uma facção criminosa. O homem envolvido encontra-se preso na Penitenciária Central do Estado (PCE) em razão de outro processo, com registros de pagamentos de valores à facção e envolvimento em crimes de roubo.

Com base nas evidências coletadas, a polícia solicitou mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, bem como o bloqueio das contas bancárias dos investigados. Os mandados foram deferidos pela Justiça.

A operação recebeu o nome de “Tappa”, uma palavra de origem italiana que significa “etapa”, representando um passo na busca pelo objetivo final de desarticular as facções criminosas. Esta ação faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso dentro da Operação Inter Partes, no âmbito do programa Tolerância Zero do Governo do Estado.

FONTE – RESUMO