O prefeito ressalta progressos na área educacional e elogia o trabalho da antiga secretária

0
10
Foto: Rennan Oliveira
ALMT

Prefeito de Cuiabá elogia ex-secretária de Educação e anuncia novo titular da pasta

Em coletiva realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini anunciou a saída da secretária municipal de Educação, Solange Dias, que deixa o cargo após 92 dias de gestão. Em seu lugar, assume o então secretário adjunto Amauri Monge Fernandes, que passa a comandar a Secretaria de Educação do município.

Brunini elogiou o trabalho realizado por Solange no período em que esteve à frente da pasta. “Ela está fazendo um excelente trabalho, e é bom quando conseguimos fazer a substituição dentro do que havíamos combinado, principalmente em um momento positivo. Eu não vou esperar ter um problema para substituir um secretário”, disse o prefeito.

Segundo ele, desde o início havia um acordo para que a gestora atuasse temporariamente na secretaria. “Ela ajudou a organizar a secretaria e, agora, assume outra função. Imagina se você estivesse me questionando sobre um mau desempenho. Não, gente. Estamos trocando porque os desafios foram cumpridos”, justificou.

Entre os resultados alcançados pela gestão de Solange, o prefeito destacou a adesão ao programa estadual Alfabetiza Mais, que garantiu um investimento de R$ 15 milhões para a educação municipal. Além disso, houve a contratação de 3.400 profissionais para a rede de ensino, ampliação dos CADs de 970 para 1.537 — com previsão de alcançar 1.700 — e a redução da fila de espera na Educação Infantil de 4 mil para 1.900 crianças.

Outros avanços mencionados incluem:

  • Economia de R$ 111 milhões em revisões contratuais;

  • Inclusão diária de proteína (carne) nas refeições escolares;

  • Implantação de café da manhã para alunos e profissionais da rede (a partir de 5 de maio);

  • Lançamento do programa Escola Aberta, que garante lazer aos finais de semana;

  • Destrave de obras de duas creches e solicitação de construção de outras dez via PAC;

  • Reforma e manutenção de 120 unidades escolares antes do início do ano letivo.

A partir de agora, Solange Dias assumirá um novo desafio na Escola do Servidor Municipal, onde será responsável pela estruturação de cursos de capacitação voltados à melhoria da gestão nas secretarias.

Durante a coletiva, vereadores e secretários municipais também fizeram questão de reconhecer o desempenho da ex-secretária. Estiveram presentes as vereadoras Baixinha Giraldeli, Michelly Alencar, Katiuscia Manteli e Samantha Iris, além dos vereadores Daniel Monteiro, Ilde Taques e Dilemario Alencar. Também compareceram os secretários Ana Karla (Comunicação), Marcelo Bussiki (Economia), Lucia Helena (Saúde), Jeffersson Neves (Esporte), Ananias Filho (Governo), Murilo Bianchini (Assuntos Estratégicos), Michelle Dreher (Habitação) e Regivânia Alves (Semob).

O novo titular da Educação, Amauri Monge Fernandes, afirmou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido por sua antecessora. “A professora Solange fez um trabalho excepcional nesses 92 dias, e agora daremos sequência para que a educação de Cuiabá avance ainda mais”, declarou.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto