O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), em conjunto com outras forças de segurança pública, deflagrou na manhã desta quinta-feira (24), a segunda fase da Operação Tudo 2, com foco no combate ao Comando Vermelho. A ação ocorre em Barra do Garças, a 509 km de Cuiabá, e cumpre 25 ordens judiciais expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá.
Ao todo, estão sendo executados 10 mandados de busca e apreensão e 15 de quebras de sigilos, tendo como alvos principais lideranças da organização criminosa. Os mandados são cumpridos nas cidades de Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis, no estado de Mato Grosso.
A segunda fase da operação é resultado de um trabalho investigativo conduzido pelo GAECO de Barra do Garças, com base em provas e informações colhidas desde a deflagração da primeira fase, realizada em novembro de 2023. Naquela ocasião, um dos criminosos morreu em confronto com as autoridades.
Segundo o Ministério Público, os alvos desta nova etapa são integrantes da facção, muitos dos quais exercem funções de liderança dentro da estrutura criminosa. As investigações apontam envolvimento em crimes como homicídios, tráfico de drogas, extorsão e porte ilegal de armas.
O nome da operação, “Tudo 2”, remete a uma expressão usada por membros da facção para indicar que “está tudo certo”, autorizando o início ou continuidade de práticas criminosas.
A força-tarefa que atua na operação é composta por agentes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e do Sistema Socioeducativo.
FONTE – RESUMO