Aliados apostam que Jair Bolsonaro será encaminhado à Presídio da Papuda já na próxima semana

0
15
HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
[pro_ad_display_adzone id="52768"]

Aliados de Bolsonaro estimam que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ordenar o envio do ex-mandatário ao Presídio da Papuda em Brasília na semana que vem, após a rejeição dos embargos de declaração apresentados pela defesa.

Fontes próximas ao ex-presidente afirmam que a ida à Papuda é vista internamente como um “símbolo” do processo que apurou a trama golpista atribuída a Bolsonaro.

Um integrante da família do ex-chefe do Executivo classificou a medida, sob reserva, como uma tentativa de “humilhação” e de desgaste político.

Embora o encaminhamento ao regime fechado seja considerado iminente, aliados avaliam que a estadia será breve — possivelmente apenas algumas semanas — antes de o STF reverter para prisão domiciliar, em razão de problemas de saúde de Bolsonaro. O ex-presidente ainda convive com sequelas da facada sofrida em 2018 e foi diagnosticado com câncer de pele neste ano.

Internamente, o STF discute a questão: enquanto um magistrado interlocutor de Alexandre de Moraes defende a manutenção da prisão domiciliar — citando casos como o de Fernando Collor — o ministro Moraes, por sua vez, sustenta que Bolsonaro cumpra pena na Papuda, mas em cela especial, com paredes brancas, televisão e ar-condicionado.

Até o momento, o STF não se posicionou oficialmente sobre a data de transferência ou os termos da eventual custódia.