A proposta é criar um ambiente de empreendedorismo e inovação, com aplicação de conteúdos de marketing no audiovisual e criação de projetos a partir dos desafios propostos pelos organizadores. Haverá palestras, exibição de filme e debates. Ao final, os participantes irão fazer um plano de negócio, contendo estratégias de marketing que incluem personalização e inserção de produtos dentro de narrativas e cenas de filmes, videoclipes, games, entre outros.
Técnicos do Programa Mato Grosso Criativo, produtores e consultores que atuam no audiovisual mato-grossense, além de professores da UFMT irão oferecer orientação aos participantes. De acordo com Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), serão quatro dias de trabalho intenso e imersão para que os participantes possam criar, validar e desenvolver os projetos.
“A ideia é reunir profissionais e estudantes de diferentes áreas para compartilhar e interagir, formando times que irão focar na aceleração dos projetos de conteúdo para a produção e distribuição no mercado”, explica. Ao final, os melhores planos de negócio receberão prêmios como forma de incentivo dos organizadores. Mas, de qualquer forma, todos terão um retorno com avaliação técnica dos consultores sobre pontos fracos e melhorias nos projetos.
O evento será realizado dentro da programação da Semana de Comunicação da UFMT. O HackAthon Audiovisual é promovido pela startup Filmjoin em parceria com a Secel, ZF Comunicação e UFMT.
Rodas de Conversa
Antes da realização do HackAthon, os organizadores do evento irão promover duas rodas de conversa, com o intuito de apresentar o projeto e esclarecer dúvidas dos interessados. A primeira será nesta quinta-feira (21.11), às 19h, no Palácio da Instrução. A segunda será na próxima terça-feira (26.11), no Instituto de Linguagens da UFMT, às 10h30.
As rodas serão conduzidas pelo produtor Johnny DiBartolo, proprietário da startup Filmjoin (plataforma digital que tem a proposta de produzir conteúdo audiovisual através de um aplicativo de colaboração on-line), e por servidores e técnicos da Secel.
Para participar, basta comparecer aos locais programados. Não é preciso fazer inscrição para as rodas de conversa.
Hackathon
Originalmente é um termo usado na tecnologia da informação para descrever uma maratona de programação na qual hackers se reúnem para explorar dados, desvendar códigos e sistemas, discutir ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.
Serviço:
HackAthon Audiovisual – 02 a 06 de dezembro na UFMT.
Entrada – gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia
Inscrição: https://bit.ly/2KECSW6
Rodas de Conversa – Palácio da Instrução – quinta-feira (21.11), às 19h; e Instituto de Linguagens da UFMT – terça-feira (26.11), às 10h30. Não precisa de inscrição prévia.
Mais informações: (65) 3612-0240 (Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa), labfilmjoin@gmail.com e (11) 97572-7404 – Whatsapp Filmjoin