População se aglomera em filas quilométricas e tem que almoçar no chão à espera de auxílio-emergencial

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Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto
ALMT TRANSPARENCIA

Fonte: Olhar Direto

Diabético, o motorista de aplicativo Emerson Saldanha, 46, não teve escolha nesta semana quando, pela terceira vez em três dias, teve que ir até uma agência da Caixa Econômica Federal em busca do auxílio-emergencial do governo. O chamado ‘coronavoucher’ prometia um fôlego de R$600 nas finanças da família, mas consegui-lo se tornou um verdadeiro pesadelo. Nesta quarta-feira (29), o cuiabano chegou às 8h30 da manhã, e às 13 horas ainda não tinha sido atendido. Na fila, sua espera era um misto de calor, revolta e medo de ser infectado.

“Estou tentando desde segunda-feira e não consegui. O aplicativo não gera o código… é impossível acessar esse aplicativo! Se a Caixa tivesse encontrado outra maneira de pagar a gente, que não esse código, não teria essa fila que está aqui. Isso é um absurdo!”, lamentou, revoltado com a situação.

Emerson é mais um dos milhares de brasileiros que ainda não conseguiram o auxílio emergencial de R$600. O saque do dinheiro foi autorizado na última segunda-feira (27). Antes disso, ele só poderia ser utilizado via cartão de débito ou para transferências e pagamentos realizados via internet.

A cena das filas quilométricas se repete, e hoje chamou a atenção na avenida Barão de Melgaço, em Cuiabá. “Segunda-feira me fizeram ficar na fila e falaram que na agência eles geravam o código. Fiquei 3h30 na fila, chegou na minha vez e não geraram o código. Vim ontem de novo, e nada. Hoje diz que estão pagando sem o tal do código”, afirmou o motorista à reportagem.

Apesar de ser do grupo de risco para o novo coronavírus, ele afirma que não tem a opção de aguardar em casa. “Tenho medo, mas eu preciso do dinheiro, e não tem outra maneira de a Caixa pagar… então sou obrigado a ficar na fila”, afirma. “O aplicativo é impossível de acessar. É auxilio não-emergencial, essa é a verdade. Está fazendo o povo de besta. Se você vem no banco com seus documentos e comprova que você é você, porque que não pagam? É absurdo isso”.

Emerson (Foto: Rogério Florentino / OD)

Outra cidadã que ficou pelo menos cinco horas na fila para tentar sacar seu auxílio foi Poliana, de 35 anos. Ela afirmou que até foi de máscara, mas tem consciência de que o perigo está por toda parte. “A gente está se protegendo com a máscara, mas as mãos estão livres. E vira e mexe eu tiro pra fumar, compro um lanche ou uma água… vai que na água vem [o vírus], que o vendedor está contaminado? A gente está exposto a tudo”, lamenta.

O problema de Poliana é parecido com o de Emerson: pane no aplicativo. “É desumano. Muitas pessoas fazem o processo, mas quando chega na senha, não manda, então não sabe se tem o dinheiro. Tem que ter a senha… muita gente está aqui porque não tem a conta ‘Tem’, e quando vai fornecer o código, não aparece.

Entenda

Os R$600 para os trabalhadores que não tem conta em banco – ou não informaram uma conta no cadastro – foram liberados na última segunda-feira (27). Para isso, a Caixa criou uma conta poupança digital gratuita para os usuários. No aplicativo da ‘Caixa Tem’ (citado por Poliana), o trabalhador deve escolher o ‘saque sem cartão.’ Depois disso, é gerado um código para o saque, e é pedida a senha do aplicativo.

O trabalhador, então, deve digitar a senha. Em seguida, é gerado um código de seis números na tela. Este código deve ser digitado no caixa eletrônico ou informado na lotérica, para que o saque seja realizado. A reclamação, no entanto, é de que o aplicativo apresenta problemas, e este código não aparece, deixando os usuários na mão.

Outro lado

A Caixa Econômica foi procurada e se manifestou por nota:

NOTA À IMPRENSA

A CAIXA tem atuado para amenizar os impactos econômicos na vida dos cidadãos brasileiros que sofrem os efeitos econômicos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O apoio à população mais carente exigiu a implementação de uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem precedentes na história do País, resultando no maior programa de inclusão bancária e digital já realizado. Em conjunto com o Ministério da Cidadania e a Dataprev, em apenas duas semanas foi criada toda estrutura para cadastro e pagamento do auxílio emergencial do governo federal, que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas.

Para atender quem mais precisa, teve início nesta semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.

Entretanto, agências em diversas partes do País registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.

O aplicativo CAIXA Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A CAIXA recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app CAIXA Tem.

O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte calendário:

28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Visando otimizar a atendimento e organização das filas, a CAIXA também  alocou 2.800 novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos. Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas:
http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado

A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.

Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111.

Acompanhe o último balanço do Auxílio Emergencial:

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