Novo sistema da Sema garantirá transparência e agilidade no atendimento

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Reprodução
CAMARA VG

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lançou na tarde desta quarta-feira (13.12) o Sistema de Atendimento Integrado (SAI). A ferramenta propiciará mais transparência e agilidade nos atendimentos internos dos servidores do órgão, além de auxiliar na gestão das demandas possibilitando tomadas de decisões.

Conforme o secretário adjunto de Administração Sistêmica da Sema, Valdinei Valério, a ferramenta é gratuita e será utilizada para solicitação da maioria dos serviços prestados aos servidores da pasta, como troca de garrafão de água, de lâmpadas, entre outros.

“A intenção é de que a solicitação chegue no setor responsável para resolução do problema e com esse nível de gestão tecnológica conseguiremos alcançar nossos objetivos e ainda mitigar o tempo de resposta às demandas”. Atualmente as solicitações são feitas via e-mail ou por telefone, o que não garante uma resposta rápida por falta de sistematização do trabalho.

Conforme um dos idealizadores da ferramenta, o servidor da assessoria técnica Carlos Dantas, de início, o SAI irá oferecer apenas os Catálogos de Serviços da Assessoria Técnica e da Coordenadoria de Apoio Logístico. Ele informa que a partir de janeiro outros Catálogos de Serviços deverão ser liberados, como os das coordenadorias de Arrecadação, Gestão de Pessoas, Orçamento e Tecnologia da Informação. O sistema já está sendo preparado para que as nove regionais da Sema possam também acessá-lo.

“Algumas secretarias já mostraram interesse e nossa ideia é viabilizá-lo para que este seja um sistema de governo melhorando-o com a versão paga que oferece muitos outros recursos, entre eles uma opção para extrair relatórios diretamente da solicitação do Servidor Cliente, o que custará cerca de R$ 10 mil/ ano por Secretaria, mas isso ainda está em análise. No momento nossos relatórios serão produzidos pela equipe da T.I. da Sema, utilizando a ferramenta Tableau.

No primeiro momento, o SAI será somente para atendimento interno, mas já está sendo estudada a possibilidade de expandir para atendimento externo o que envolverá a integração com outros sistemas, como o de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) e o Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar)

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