No Dia das Crianças, 12 de outubro, o volume de vendas do comércio varejista deverá registrar um crescimento de 3,4% em 2017. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, esse é o melhor desempenho dos últimos quatro anos.
O número é resultado dos baixos índices de inflação, que vem registrando as menores taxas desde 2001 para os produtos do segmento. A Confederação ressaltou que a expansão se dará após dois anos consecutivos de quedas.
As estimativas da CNC são de que as vendas associadas ao Dia das Crianças devem movimentar R$ 7,4 bilhões neste ano. Segundo a CNC, entres os fatores que contribuem para essa estimativa de crescimento está a recuperação do mercado de trabalho, inflação baixa e juros em processo de redução.
O setor com melhor desempenho nas vendas será os das lojas de vestuário e calçados, com crescimento esperado de 10,2%; seguido também pelo comércio de brinquedos e eletroeletrônicos, que deverá expandir 5,7%.
A Confederação ressalta, ainda, o fato de que a queda na taxa média de juros ao consumidor, influenciada pela significativa desaceleração do nível geral de preços nos últimos meses, tem contribuído para reverter as perdas do varejo.