Inteligência Emocional: Quão emocionalmente inteligente você é, e porque você deve se preocupar com isso?
O que torna algumas pessoas mais bem-sucedidas que outras no trabalho e na vida? QI (Quociente de Inteligência) e ética são importantes, mas não é tudo.
A inteligência que conduz ao sucesso exige que saibamos como colocar da melhor forma possível a nossa capacidade intelectual. Às vezes, isso significa ter apenas um senso comum, ou “sabedoria da rua”. Esse conceito de inteligência envolve ter “inteligência emocional”, que está relacionada a ter habilidades comportamentais para analisar e compreender os sentimentos das pessoas e os seus.
Inteligência Emocional ou Gestão Emocional, o que é?
Gestão das emoções é a habilidade de gerir suas emoções e está intimamente ligada ao quociente emocional de cada indivíduo. Quociente emocional é o quanto cada indivíduo é inteligente emocionalmente. Inteligência emocional é um conjunto de competências, que se desenvolvidas, torna-se a capacidade de reconhecer e compreender as emoções em si e aos outros, de pensar com clareza e objetividade sobre as emoções e usar esse conhecimento para gerir seu comportamento e relacionamento.
A inteligência emocional é composta essencialmente por quatro atributos:
Autoconhecimento – Você reconhecer suas próprias emoções e como elas afetam seus pensamentos e comportamento, conhecer seus pontos fortes e fracos, e ter autoconfiança.
Autocontrole – Você é capaz de controlar os sentimentos e comportamentos impulsivos, controlar suas emoções de maneira saudável, tomar a iniciativa, acompanhar, através de compromissos, e adaptar-se às novas circunstâncias.
Consciência social – Você pode entender as emoções, necessidades e preocupações de outras pessoas, se sentir confortável socialmente, e reconhecer as dinâmicas de poder em um grupo ou organização.
Gestão de relacionamento – Você sabe como desenvolver e manter boas relações, comunicar com clareza, inspirar e influenciar os outros, trabalhar bem em equipe e administrar conflitos.
Por que a inteligência emocional é tão importante?
Existem pesquisas que afirmam sobre a necessidade de exercer a inteligência emocional em todas as áreas da vida, segundo uma pesquisa da consultoria TalentSmart*, o QE (Quociente Emocional) pode ser mais decisivo para o sucesso na carreira do que o famoso QI (Quociente de Inteligência).
A consultoria testou a inteligência emocional juntamente com 33 outras habilidades importantes no local de trabalho, e descobriu que a inteligência emocional é o mais forte fator do desempenho, sendo um total de 58% de sucesso em qualquer setor do mercado de trabalho.
O levantamento, com mais de 1 milhão de pessoas, mostrou ainda que cerca de 90% dos indivíduos mais bem avaliados e considerados de sucesso, são habilidosos em administrar suas emoções.
"Quem tem inteligência emocional geralmente é confiante, sabe trabalhar na direção de suas metas, é adaptável e flexível. Você se recupera rapidamente do estresse e é resistente", disse ao Huffington Post o psicólogo Daniel Goleman, autor de "Focus: The Hidden Driver ofExcellence" [“Foco: O Motor Oculto da Excelência”].
A inteligência emocional afeta:
• Seu desempenho no trabalho
o A inteligência emocional pode ajudá-lo a lidar facilmente com as complexidades sociais do local de trabalho, liderar e motivar os outros, e se destacar em sua carreira.
o Na verdade, quando se trata de selecionar os candidatos para um emprego, muitas empresas agora vêem a inteligência emocional como sendo tão importante quanto a capacidade técnica e solicitam o teste de inteligência emocional antes de contratar.
• Sua saúde física
o Se você é incapaz de gerir seus níveis de estresse, que podem levar a sérios problemas de saúde.
o Estresse descontrolado pode aumentar a pressão arterial, suprimir o sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, contribuir para a infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento.
o O primeiro passo para melhorar a inteligência emocional é aprender a aliviar o estresse.
• Sua saúde mental
o O Estresse descontrolado também pode afetar a sua saúde mental, tornando-o vulnerável a ansiedade e depressão.
o Se você é incapaz de compreender e gerir as suas emoções, você também vai estar aberto a mudanças de humor, enquanto a incapacidade de formar relacionamentos fortes pode fazer sentir-se sozinho e isolado.
• Seus relacionamentos
o Ao entender suas emoções e como controlá-las, você é capaz de expressar o que sente e entender como os outros estão sentindo.
o Isso permite que você se comunique de forma mais eficaz e construir relações mais fortes, tanto no trabalho como na sua vida pessoal.
Como aumentar sua inteligência emocional?
Podemos desenvolver a inteligência emocional através de algumas competências-chave:
A inteligência emocional consiste em reduzir o estresse, permanecer focado, e ficar conectado a si mesmo e aos outros.
Você pode fazer isso através da aprendizagem de competências-chave.
As duas primeiras habilidades são essenciais para controlar e gerenciar o estresse excessivo e as últimas três habilidades melhoram significativamente a comunicação.
Cada habilidade tem por base lições aprendidas na prática e incluem:
• A capacidade de reduzir rapidamente o estresse momentâneo em situações variadas;
• A capacidade de reconhecer suas emoções e não permitir que o sobrecarregue;
• A capacidade de se conectar emocionalmente com os outros, utilizando a comunicação não-verbal;
• A habilidade de usar o humor e praticar ficar conectado em situações desafiadoras;
• A capacidade de resolver os conflitos de forma positiva e confiante;
Habilidade 1: Reduzir rapidamente o estresse momentâneo
Altos níveis de estresse podem sobrecarregar a mente e o corpo, ficando no caminho de sua capacidade de precisão em “ler” uma situação, ouvir o que outra pessoa está dizendo, estar ciente de seus próprios sentimentos e necessidades, e se comunicar com clareza.
Ser capaz de acalmar-se rapidamente e aliviar o estresse ajuda você a ficar equilibrado, focado, e no controle, não importa quais os desafios que você enfrenta ou o quão estressante a situação seja.
Desenvolva suas habilidades de combate ao estresse, trabalhando as três etapas a seguir:
1 – Perceba quando você está estressado:
O primeiro passo para a redução do estresse é reconhecer quando está estressado. Como é que o seu corpo se sente quando você está estressado?
São os seus músculos ou estômago apertado? São as suas mãos apertadas? É a sua respiração? Ciente de sua resposta física ao estresse vai ajudar a regular a tensão quando ela ocorrer.
2 – Identifique sua resposta ao estresse:
Todo mundo reage de forma diferente ao estresse. Se você tende a tornar-se irritado ou agitado sob estresse, você vai responder melhor as atividades para aliviar o estresse e que o acalmam.
Se você tende a tornar-se deprimido ou retirado, você vai responder melhor a atividades para aliviar o estresse que são estimulantes.
Se você tende a congelar totalmente em alguns aspectos, enquanto abranda em outros, você precisa de atividades para aliviar o estresse que proporcionem conforto e estímulo.
3 – Descubra as técnicas de combate ao estresse que funcionam para você
A melhor maneira de reduzir o estresse rapidamente é envolver um ou mais dos seus sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.
Cada pessoa reage de maneira diferente a estímulos sensoriais, então você precisa encontrar coisas que são suaves e/ou te energizem.
Por exemplo, se você é uma pessoa visual você pode aliviar o estresse rodeando-se com imagens edificantes.
Se você responder mais ao som, você pode escutar o som do vento, uma peça de música favorita, ou o som de uma fonte de água para ajudar a reduzir rapidamente seus níveis de estresse.
Habilidade 2: Criar relação com a consciência emocional
Ser capaz de se conectar às suas emoções – ter uma consciência do “momento a momento” de suas emoções e como elas influenciam seus pensamentos e ações, é a chave para entender a si mesmo e permanecer calmo e focado em situações tensas com os outros.
Muitas pessoas estão desconectadas de suas emoções, especialmente emoções fortes essenciais, tais como raiva, tristeza, medo e alegria.
Isso pode ser o resultado de experiências negativas da infância que lhes ensinou a tentar desligar seus sentimentos.
Mas, apesar de nós podermos distorcer, negar ou entorpecer nossos sentimentos, não podemos eliminá-los. Eles ainda estão lá, estando cientes deles ou não.
Infelizmente, sem a consciência emocional, não somos capazes de compreender plenamente as nossas próprias motivações e necessidades, ou comunicar eficazmente com os outros.
Que tipo de relacionamento você tem com suas emoções?
Você experimenta sentimentos que fluem, encontrando uma emoção atrás da outra, como se suas experiências mudassem momento a momento?
Suas emoções estão acompanhadas de sensações físicas que você sente em lugares como o estômago ou no peito?
Você experimenta sentimentos e emoções distintas, tais como raiva, tristeza, medo, alegria, cada um dos quais é evidente em expressões faciais sutis?
Você pode experimentar sentimentos intensos que são fortes o suficiente para chamar tanto a sua atenção quanto a dos outros? Você presta atenção às suas emoções? Elas são um fator em sua tomada de decisão?
Se qualquer uma dessas experiências não é familiar, você pode estar se desconectando das suas emoções.
Para ser emocionalmente saudável e emocionalmente inteligente, você deve se reconectar com suas emoções essenciais, aceitá-las e sentir-se confortável com elas.
Habilidade 3: Comunicação não-verbal
Ser um bom comunicador requer mais do que habilidades verbais e a capacidade de gerir o estresse.
Muitas vezes, o que você diz é menos importante de como você diz isso, ou outros sinais não-verbais que você mande, os gestos que você faz, a maneira como você se sente, o quão rápido ou quão alto você fala, o quão perto você está, ou como é feito o contato visual.
A fim de manter a atenção dos outros e construir conexão e confiança, você precisa estar ciente e no controle desta linguagem corporal.
Você também precisa ser capaz de ler e responder com precisão aos sinais não-verbais que outras pessoas lhe enviam.
Estas mensagens não param quando alguém para de falar. Mesmo quando você está em silêncio, você ainda está se comunicando de forma não verbal.
Pense sobre o que você está transmitindo, assim, e se o que você diz coincide com o que você sente.
Se você insiste, “Eu estou bem”, enquanto aperta os dentes e desvia o olhar, o seu corpo está claramente sinalizando o oposto.
Suas mensagens não-verbais podem produzir uma sensação de interesse, confiança, entusiasmo e desejo de conexão ou podem gerar medo, confusão, desconfiança e desinteresse.
Dicas para melhorar a comunicação não-verbal
Comunicação não-verbal de sucesso depende da sua capacidade de gerir o estresse, reconhecer suas próprias emoções e entender os sinais que você está enviando e recebendo. Ao comunicar:
• Foque na outra pessoa:
o Se você está planejando o que você vai dizer a seguir, sonhando acordado, ou pensando em outra coisa, é quase certo que perca sinais não-verbais e outras sutilezas na conversa.
• Faça contato visual:
o Contato com os olhos pode comunicar interesse, manter o fluxo de uma conversa e ajudar a medir a resposta da outra pessoa.
Preste atenção aos sinais não-verbais que você está enviando e recebendo, algo como expressão facial, tom de voz, postura, gestos e toques e também o momento e o ritmo da conversa.
Habilidade 4: Use humor e jogue para lidar com os desafios
Humor, riso e brincadeira são antídotos naturais para as dificuldades da vida; que aliviará seus fardos e o ajudará a manter as coisas em perspectiva.
Uma boa gargalhada reduz o estresse, eleva o humor, e traz o seu sistema nervoso de volta ao equilíbrio.
Comunicação descontraída amplia sua inteligência emocional e ajuda você a:
• Tirar as dificuldades de letra:
o Ao permitir que você visualize suas frustrações e decepções de novas perspectivas, risos e brincadeiras ajudam a sobreviver a aborrecimentos, tempos difíceis e contratempos.
• Atenuar mais as diferenças:
o Usar o humor suave, muitas vezes ajuda você a dizer coisas que podem ser difíceis de outra maneira, sem criar um conflito.
• Relaxar e energizar-se:
o Comunicação descontraída alivia a fadiga e relaxa o corpo, o que lhe permite recarregar e realizar mais.
• Tornar-se mais criativo:
o Quando você se solta, você se liberta de formas rígidas de pensar e de ser, o que lhe permite ser criativo e ver as coisas de novas maneiras.
Como desenvolver uma comunicação lúdica:
Nunca é tarde demais para desenvolver e abraçar o seu lado bem humorado e descontraído.
1. Tente definir, o momento e a ocasião adequada. Quanto mais você descontrai, brinca e ri mais fácil se torna.
2. Encontre atividades agradáveis que te descontraia e o ajude a abraçar a sua natureza lúdica.
3. Pratique brincar com animais, bebês, crianças pequenas e amigos que apreciam brincadeiras divertidas.
Habilidade 5: Resolver conflitos de forma positiva
Conflitos e divergências são inevitáveis em relacionamentos. Duas pessoas não podem, eventualmente, ter as mesmas necessidades, opiniões e expectativas em todos os momentos.
No entanto, isso não precisa ser uma coisa ruim. Resolver conflitos de maneira construtiva e saudável pode reforçar a confiança entre as pessoas.
Quando o conflito não é percebido como ameaçador ou punitivo, promove a liberdade, criatividade e segurança nos relacionamentos.
A capacidade de gerenciar conflitos é uma forma positiva de construção de confiança que é apoiada pelas quatro habilidades anteriores.
Uma vez que você sabe como gerenciar o estresse, ficar emocionalmente presente e consciente, comunicar verbalmente, e usar humor e jogar, você estará melhor equipado para lidar com situações e captar emoções pesadas e neutralizar muitos problemas antes que eles aumentem.
Dicas para a resolução de conflitos:
• Mantenha-se focado no presente:
o Quando você não está guardando velhas mágoas e ressentimentos, você pode reconhecer a realidade de uma situação atual e vê-la como uma nova oportunidade para a resolução de antigos sentimentos sobre conflitos.
• Escolha os seus argumentos:
o Argumentos demandam tempo e energia, especialmente se você quer resolver os conflitos de uma forma positiva. Considere o que vale a pena discutir sobre e o que não vale.
• Perdoe:
o Comportamento doloroso de outras pessoas está no passado. Para resolver o conflito, é preciso dar-se o desejo de punir ou se vingar.
• Finalize conflitos que não podem ser resolvidos:
o É preciso duas pessoas para manter uma discussão indo. Você pode escolher para desengatar a partir de um conflito, mesmo se você ainda discordar.
Adavilson Matias Caixeta – Presidente da Progrhedir
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