TJ finaliza projeto de eficiência energética

0
287
CAMARA VG

Os resultados e objetivos do programa de eficiência energética desenvolvido no Tribunal de Justiça de Mato Grosso foram apresentados nesta terça-feira (22 de maio) aos servidores da instituição.

Foram divulgados os detalhes do chamamento público no qual o TJMT foi contemplado em 2017, aos moldes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e colaboração da Energisa Mato Grosso.

O plano de eficiência energética desenvolvido no TJMT substituiu todas as lâmpadas que iluminam o Palácio da Justiça – em torno de 9 mil – por lâmpadas de LED. O custo do projeto foi de R$ 600 mil, sem dispêndios para o Poder Judiciário.

“Esse recurso não tem custos para a instituição que está recebendo o contrato de performance. Todos os recursos são do programa de eficiência energética, nenhum do Tribunal. É um recurso que ajuda o órgão, que não precisa tirar do seu orçamento o valor para esse investimento. O benefício é para a sociedade. Os recursos são destinados para programas de eficiência energética e a ideia de atender um órgão público é beneficiar a população”, explica a representante da concessionária de energia, Lana Karla Rosa.

A economia prevista com a substituição das lâmpadas é de R$ 110 mil, valor relevante na avaliação do membro da Comissão de Projetos de Racionalização, Paulo Toshio. “Essa economia só com lâmpadas é muito relevante. Nós continuamos obtendo resultados maiores com revisão de contratos, observando pontos de consumo descontrolado, mas o resultado do projeto foi muito bom, ainda pelo custo zero para o Tribunal”, pontua.

Além dos resultados obtidos, a palestra também serviu de orientação para servidores e terceirizados que trabalham diretamente na manutenção das lâmpadas, trazendo conceitos sobre composição de custos da energia elétrica, gargalos da eficiência e sustentabilidade.

 

Fonte: TJMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here