O Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) está com inscrições abertas para o curso Sistema Braille no Âmbito da Educação Inclusiva. Ao todo, são ofertadas 20 vagas para profissionais da educação, sendo professores de sala de recurso multifuncional e de sala regular, que preferencialmente tenham alunos com deficiência visual.
Ministrado pela equipe do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP), o evento ocorre entre os dias 18 a 21 de junho e 13 a 16 de agosto, no período noturno, das 18h às 22h, com carga horária de 40 horas.
Entre os objetivos da formação, estão: capacitar os professores de Salas de Recursos para a utilização do Programa Braille Fácil nas atividades didáticas dos alunos deficientes visuais (cegos e de baixa visão) e melhorar a qualidade educacional do ensino com vistas à inclusão.
“Além disso, os cursistas terão a oportunidade de aprofundar nos aspectos teóricos e práticos acerca das normas técnicas do sistema braile no processo inclusivo, capacitando os professores da rede pública de ensino, para o entendimento e o uso do sistema”, destaca o diretor do Casies, Alessandro Rodrigues,
Casies
Fundado em dezembro de 2007, o Casies é uma unidade vinculada à Coordenadoria de Educação Especial, subordinada à Superintendência de Diversidades Educacionais.
O Centro atua no processo de qualificação para os profissionais da educação e trabalha também com suporte e atendimento às famílias dos alunos com necessidades especiais com o objetivo de acelerar o processo de inclusão social.
É composto pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP); pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação e Atendimento à Pessoa Surda (CAS); Núcleo de Atividades às Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS); Núcleo de avaliação pedagógica e pelo (PASI) Programa de Apoio e Suporte à Inclusão.
A equipe multiprofissional (professores, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutores para surdos, assistente social, psicopedagogos, ortóptica e psicóloga).
Local de inscrição: CASIES
Período: 13 até 15 de junho
Horário: 07h30 às 17h30
Endereço: Rua dos Crisântemos nº 16 – Bairro Jardim Cuiabá
Telefone: (65) 99917 4991
Fonte: Gov.MT