Prefeitura irá instalar radares de velocidade, avanço semafórico e outros; veja onde

0
318
ALMT TRANSPARENCIA

A Prefeitura de Sinop (a 480 quilômetros de Cuiabá)  investirá em uma série ações voltadas à gestão de trânsito. A cidade deve receber fiscalização através de câmeras, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito e sistemas de processamento. 
 
Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados em diferentes ruas e avenidas do município, em consonância com a proposta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e, ainda, com base nas indicações de estudos técnicos de engenharia preliminares. "Este projeto tem a finalidade de mensurar elementos necessários e suficientes para assegurar a viabilidade técnica, definição de métodos e prazo de execução, de forma a oferecer soluções racionais, ágeis, adequadas e capazes de suprir as necessidades dos registradores de imagens nas ruas e avenidas no município de Sinop", informa a Pasta.
 
Segundo a secretaria, esse escopo deverá ser unificado, também, através de captura de imagens e reconhecimento eletrônico de placas de veículos, vídeo monitoramento de infrações não metrológicas e monitoramento de imagens para gerenciamento de trafego e segurança em parceria com os entes municipais desta área, com a finalidade de permitir maior conhecimento sobre a circulação de veículos nas vias do município.
 
Segundo a assessoria de imprensa, uma licitação, na modalidade pregão presencial (39/2018), foi aberta pelo Poder Executivo objetivando a contratação de empresa especializada na prestação de serviços técnicos de engenharia e apoio na administração e gestão de trânsito, incluindo a locação, instalação, operação e manutenção de registradores de imagens nas vias da cidade.
 
"O município de Sinop possui locais críticos onde os veículos trafegam com excesso de velocidade e desrespeitam o semáforo aumentando consideravelmente a insegurança. Desta forma há a necessidade de a municipalidade intervir nestes locais que apresentam grande demanda de veículos e fluxo de pedestres, pontos estes, onde existem escolas, hospitais, centros comerciais, habitacionais e etc. Não bastassem os já citados, entre os motivos mais significativos para a adoção de tais políticas, está a redução dos acidentes provocados direta ou indiretamente pela circulação dos veículos de carga em locais de grande conflito com veículos de passeio e pedestres", informa, ainda, a Secretaria.
 
De acordo com a Pasta, as principais causas dos acidentes são o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil. Ademais, a tendência de um grande aumento da quantidade de veículos motorizados em circulação no aglomerado urbano aliada a ausência de mecanismos para um amplo controle tendem a ocasionar conflitos com pedestres e ciclistas nos locais com maior adensamento populacional.             
 
Segundo o edital, são oito itens listados no processo licitatório. A quantidade de faixas e tipo de equipamentos e sistemas foi assim definida: 
 
1) Locação, instalação, operação e manutenção de 48 unidades de Equipamento Fixo de Controle de Velocidade. – método não intrusivo.
 
2) Locação, instalação, operação e manutenção de quatro unidades de Equipamento Fixo de Controle de Velocidade tipo Barreira Eletrônica. – método intrusivo.
 
3) Locação, instalação, operação e manutenção de oito unidades de Equipamento Fixo de Controle de Restrição Veicular (SAnMF) – método intrusivo.
 
4) Duas unidades de Registrador móvel de infração.
 
5) Locação, instalação, operação e manutenção de 24 unidades de Equipamento Fixo Híbrido com Registrador de Velocidade, Avanço Semafórico e Parada sobre a Faixa – método intrusivo. 
 
6) 20 unidades de Câmeras Específicas.
 
7) Uma unidade de CICT (Central inteligência de Controle de Trânsito).
 
8) Uma unidade de Sistemas de processamento, apoio, integrador, estatístico e atendimento ao munícipe. 
 

 
Os equipamentos fixos deverão ser instalados nas localidades Av. André Maggi, Av. Alexandre Ferronato, Av. dos Tarumãs, Av. das Itaúbas, Av. das Palmeiras, Av. Joaquim Socreppa, Rua das Caviúnas, Av. Principal, Jardim Roma, Av. Dom Henrique Froehlich, Av. André Maggi, Av. das Figueiras, Rua das Orquídeas, Rua das Avencas, Av. dos Ingás, Av. dos Flamboyants.
 
Por sua vez, os equipamentos tipo barreira eletrônica dispostos nas Avenidas André Maggi e Tarumãs. Equipamentos tipo avanço semafóricos distribuídos pelas Avenidas Gov. Júlio Campos. As câmeras específicas distribuídas entre Av. Alexandre Ferronato, Praça Plínio Calegaro, Av. das Itaúbas, Av. Dom Henrique Froehlich, Av. dos Ingás, Av. das Figueiras, Av. das Embaúbas, Av. dos Tarumãs, Av. das Palmeiras, Av. dos Pinheiros, Av. Joaquim Socreppa, Av. dos Jatobás e Av. Fox do Iguaçú. A Central está prevista para a Av. dos Jacarandás, no bairro Parque das Araras.

 

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here