Fonte: Olhar Direto
O ex-presidente da Federação do Conselho de Segurança Pública (Feconseg) e atual presidente do Conselho Comunitário (Conseg) da área central de Rondonópolis, Valdir Farinha, foi assassinado na noite da última quarta-feira (12), em frente a sua residência, no bairro Monte Líbano, em Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá). A ação foi toda filmada por uma câmera de segurança. O caso é tratado como latrocínio [roubo seguido de morte].
Conforme as informações da Polícia Militar, o criminoso chegou a pé e anunciou o roubo, dizendo que queria levar o veículo das vítimas. Valdir então teria reagido ao assalto, e trocado tiros com o bandido. Porém, ele e mais um amigo acabaram atingidos pelos disparos de arma de fogo.
A versão é corroborada pelas imagens de uma câmera de segurança, que mostra o exato momento da chegada do criminoso e a troca de tiros.
Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito de Valdir ainda no local do crime. Uma das vítimas atingidas quis seguir por meios próprios ao Hospital Regional e foi escoltada por uma viatura.
Equipes da Polícia Militar então iniciaram as buscas pelo suspeito, até que o policial que prestou socorro a uma das vítimas percebeu uma ação criminosa, em uma rua próxima ao hospital.
Os bandidos roubaram um Chevrolet Ônix e foram perseguidos por duas viaturas, sendo uma da Força Tática. Em dado momento, um dos suspeitos teria colocado o braço para fora, com arma em punho e apontado em direção aos PMs, que efetuaram disparos contra os bandidos.
Em seguida, a arma foi jogada do carro pelos bandidos e, posteriormente, entregue aos policiais por um popular que passava pelo local. A perseguição continuou, até que os criminosos resolveram se entregar.
Com os bandidos, foi encontrado um rádio para monitorar a frequência utilizada pela Polícia Militar. A esposa de Valdir reconheceu, através de fotografia, o suspeito de atirar contra seu marido. Porém, ele não foi localizado.
Um dos criminosos presos acabou atingido nas costas durante a perseguição e precisou ser encaminhado ao Hospital Regional para atendimento médico.
Natural do estado de São Paulo, Valdir Farinha tinha 60 anos de idade e foi o segundo presidente da Feconseg (2017-2019). Casado, ele deixa três filhos e três netos.