Fonte: Olhar Direto
Em razão do novo coronavírus, a Viação Xavante irá paralisar todas suas atividades por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (23). Os clientes que adquiriram passagens para datas posteriores poderão cancelar ou remarcar a viagem. O ofício foi disponibilizada no site da empresa e informa que a suspensão é válida para todos os estados em que atua.
A empresa seguirá a orientação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Todas as passagens estão suspensas, podendo ser remarcadas para outras datas ou, caso seja o desejo do cliente, solicitar o cancelamento, “cujo crédito para ambas situações valerá por até um ano, a contar da data de emissão do bilhete, sendo o valor pessoal e intransferível”.
Ainda no ofício, a Xavante alega que irá retomar as atividades apenas quando os órgãos competentes avaliarem que a pandemia cessou e que o contágio está em níveis controláveis.
Em todo Mato Grosso, oficialmente (ou seja, confirmados pelo Lacen) há dois casos confirmados e 183 suspeitos de coronavírus. Os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do estado e dos municípios.
No entanto, somente em Cuiabá, o Hospital Santa Rosa informou, na última sexta-feira, que atendeu 40 pessoas com casos suspeitos do novo coronavírus, sendo dois confirmados (pelo hospital).
As diferenças nos números acontecem porque a Secretaria de Saúde (e o Ministério da Saúde) só contabilizam casos confirmados pelo Laboratório Central de Cuiabá (LACEN), enquanto os hospitais e clínicas fazem também seus próprios testes.
Confira a nota na íntegra:
Senhores(as) passageiros e clientes,
A VIAÇÃO XAVANTE LTDA, a décadas atuando fortemente na prestação de serviços de transporte intermunicipal e interestadual coletivo de passageiros, seguindo as orientações dos órgãos de saúde (ANVISA, Ministério da Saúde e OMS), visando evitar a propagação em massa do Coronavírus – CODVID-19, INFORMA que a partir da data de 23/03/2020, está temporariamente suspendendo suas atividades em todos os Estados da Federação brasileira.
Outrossim, informa também que, todos os passageiros que já tiverem adquirido passagens, estas estão automaticamente suspensas, porém, estando o direito das reservas resguardadas para serem remarcadas em datas posteriores, conforme orientação da ANTT, sem qualquer custo de taxas, o mesmo ocorrendo no caso do cliente preferir o cancelamento, cujo crédito para ambas situações valerá por até (01) ano, a contar da data de emissão do bilhete, sendo o valor pessoal e intransferível.
A referida paralisação das atividades perdurará até que haja informação dos órgãos do governo, em especial os de saúde (ANVISA, Ministério da Saúde e OMS), de que a pandemia cessou e o contágio da doença está em níveis controláveis.
Assim, importante se tornar a divulgação deste ofício, para prevenir responsabilidade, prover à conservação e reserva de direitos da Viação Xavante Ltda, para com os seus passageiros e clientes, mas certa de que em breve todo serviço retornará à normalidade, com a mesma qualidade e dedicação que sempre foi prestado.