A afirmação foi exposta no Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real. Mauro Mendes relembrou ainda que o primeiro decreto de Emanuel Pinheiro suspendeu totalmente a circulação dos ônibus. Foi necessário o Governo do Estado entrar na Justiça para garantir uma frota mínima de 30%.
“Vamos analisar a sensatez, a prudência das medidas. O que o Governo diz? Já que nós temos que distancia pessoas, transporte coletivo municipal só pode funcionar com pessoas sentadas. Então não pode ter aquela aglomeração. Para evitar contaminação. As pessoas não ficarem trombando umas nas outras. Não é recomendado nesse momento. Aí o prefeito diz: ‘suspende o transporte coletivo na cidade de Cuiabá’. Nós entramos na Justiça falando: ‘olha gente, isso não é razoável’. Nós temos de 30 a 35% de profissionais da saúde que precisam andar nos ônibus. Nós temos profissionais da segurança pública que precisam andar nos ônibus”, relembrou Mauro Mendes.
Foi necessária decisão judicial do juiz plantonista Onivaldo Budny para que 30% dos ônibus fossem garantidos nas ruas. “Se você para os ônibus completamente vai criar um caos de abastecimento. Vai criar um transtorno gigante para serviços essenciais funcionarem e decreto federal proíbe isso”.
Dias depois da Justiça garantir o mínimo de circulação, conforme levantamento apresentado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), houve uma queda de 91% no número de usuários transportados.
O problema para muitos é que, com a diminuição da frota, a aglomeração dos poucos que ainda precisam do transporte coletivo possibilita a propagação do coronavírus.
A prefeitura se manifestou da seguinte forma:
A decisão quanto à suspensão do transporte público, adotada pela Prefeitura de Cuiabá, para o período de 23 de março a 5 de abril, atende a recomendações do Ministério da Saúde de que o isolamento social é uma das principais ferramentas para evitar a disseminação do novocoronavírus.
A Prefeitura de Cuiabá, anteriormente a duas decisões judiciais versando sobre a liberação de um terço da frota para atendimento, já estudava plano de atendimento aos profissionais da saúde e de serviços essenciais (limpeza urbana da cidade).
Oportuno esclarecer que todas as iniciativas implementadas – por mais drásticas que sejam nesse momento – visam resguardar e proteger vidas.
10comentários
-
Ralf03 Abr 2020 às 08:30
A geral gritando fica em casa, mas quando a fome bate, vai ao mercado faz compra pois esta recebendo todo mês do estado. Já o trabalhador da informalidade deve ficar em casa e passar fome, é garantir que não contamine a turma de privilegiados que só sai pra abastecer a geladeira. E as farmácias, postos de combustíveis e mercados, esses podem ir as ruas, trabalhar, pegar o tal covid mortal, para manter os especialistas de saúde de internet com a barriga cheia. O hipocrisia.
- Gostei 2
- Não Gostei 1
-
Ralf03 Abr 2020 às 08:25
Deovaldo e morreu os 1 milhão de caso positivo? E quer dizer que em 30 dias o vírus vai sumir da face da terra e ai quem não pegou por estar em casa vai poder voltar as ruas, ou seja quase toda a população e ai em pleno período de inverno final de maio e junho todos nas ruas pegando outras gripes junto com o covid. Se esta certinho ne, fique em casa em pleno verão, e quando a fome bater, sai todos as ruas depois de 30 dias em pleno inverno. Oh inteligência.
- Gostei 2
- Não Gostei 0
-
Moisés sem Paletó03 Abr 2020 às 04:30
Prefeito com Paletó se não matar o povo de COVID, vau matar o povo de raiva ..!! Oras, se pode colocar só pessoas sentadas nos ônibus, tem que aumentar a frota, em vez de limitar a 30%… porra, será que é difícil de fazer essa conta…???????
- Gostei 5
- Não Gostei 0
-
RENATO02 Abr 2020 às 22:44
Faça a sua parte também governador, abra o detran, libere as vistorias e transferencias que com certeza entrará dinheiro nos cofres
- Gostei 1
- Não Gostei 0
-
Cidadão02 Abr 2020 às 19:26
Sou muito burro, acho, então é u gostaria de estudar mais pra entender melhor…. já que fica determinado menos gente por ônibus, na minha opinião deveria aumentar a frota….. e não diminuir…!!
- Gostei 2
- Não Gostei 0
-
Maria Aparecida02 Abr 2020 às 19:14
Quando vejo essa pessoa se pronunciando, respiro aliviada por não ter votado nesse indivíduo.
- Gostei 1
- Não Gostei 1
-
Felício02 Abr 2020 às 17:50
Como é que vai ficar o IPTU Sr Emanuel Pinheiro?? Até agora só os governos federal e estadual estão anunciando medidas de apoio aos trabalhadores, e até agora o Sr. Está na moita, não fez nada.
- Gostei 38
- Não Gostei 1
-
Rafaela02 Abr 2020 às 17:46
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
-
deovaldo02 Abr 2020 às 17:32
Ainda não viram nada e hoje o caso no mundo superou 1.000.000 (hum milhão de casos positivos) e o foco é apenas na economia, esta importante mas o mundo inteiro está focado “”” em fiquem em casa “””, espere estes 30 dias e após poderemos abrir o comercio com cautela, mas o patrões que trouxeram o virus de fora obriga-os a trabalharem pois só visam $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, triste será se membro de sua família falecer, pois o povo só entende quando doi no bolso ou afeta algum membro da família…triste fimde policarpo quaresma…pqpq
- Gostei 44
- Não Gostei 8
+ Política MT
- Região metropolitana possui 32 leitos de UTI para pacientes com coronavírus, aponta TCE
- Fase de negociação: Dois hotéis de MT irão abrigar profissionais da saúde
- Governador confirma salário integral dia 10, mas admite possível atraso nos próximos meses
- Governo adotará medidas diferentes para cada cidade: não é porque SP fez que todos deveriam fazer
Picantes
- 1 Cidades – Vídeo mostra adolescente de 13 anos caminhando na rua antes de ser morta
- 2 Cidades – Governo identifica três cidades com transmissão comunitária do novo coronavírus em MT
- 3 Cidades – Adolescente de 13 anos desaparecida há dois dias é encontrada morta
- 4 Olhar Jurídico – Juiz dá 72 horas para Câmara se manifestar em ação que pode reconduzir Abílio Junior ao cargo
- 5 Cidades – Mato Grosso registra primeira morte por coronavírus
- 6 Cidades – Adolescente é apreendido por suspeita de matar menina de 13 anos
- 7 Cidades – Número de casos confirmados da Covid-19 salta para 41 em MT; criança é infectada
- 8 Cidades – Município do interior confirma primeiro caso de coronavírus e mantém 30 sob suspeitas
- 9 Cidades – Santa Rosa e São Matheus dispensam médicos do Pronto Atendimento em meio à pandemia
- 09:33 – Cidades – Região metropolitana possui 32 leitos de UTI para pacientes com coronavírus, aponta TCE
- 09:28 – Cidades – Mato Grosso tem em média 500 respiradores disponíveis no SUS e rede privada
- 09:25 – Olhar Jurídico – TRE mantém multa a prefeito em processo que livrou Carlos Bezerra de cassação
- 09:17 – Cidades – Governo não pretende endurecer regras de isolamento após primeira morte em MT
- 09:07 – Olhar Jurídico – PGR questiona no Supremo verba indenizatória do TCE e pede realocação contra pandemia
- 09:06 – Cidades – Cenário do coronavírus em MT só pode ser projetado após 50 casos confirmados
- 09:05 – Cidades – Fase de negociação: Dois hotéis de MT irão abrigar profissionais da saúde
- 08:52 – Política MT – Governador confirma salário integral dia 10, mas admite possível atraso nos próximos meses
- 08:37 – Cidades – Mato Grosso registra primeira morte por coronavírus