Fonte: Olhar Direto
Cerca de 500 litros de bebidas alcoólicas foram doados pela Delegacia da Receita Federal de Cuiabá para o campus Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para serem usados na produção de álcool 70%. As bebidas são frutos de apreensões, e o álcool produzido será usado em combate ao novo coronavírus (Covid-19).
“A Receita Federal está envidando esforços para disponibilizar de forma célere para os órgãos competentes todo o material apreendido possível que possa ser utilizado nas ações que contribuam para a defesa da sociedade durante a pandemia causada pelo Novo Coronavírus”, afirmou o delegado em Cuiabá, Oldesio Silva Anhesina.
“Estamos de portas abertas para colaborar com a sociedade e esta doação com certeza é muito bem vinda. Vamos estudar o melhor método para transformar o produto doado em álcool 70%”, afirmou o diretor do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira. A doação foi realizada nesta quinta-feira (16).
A produção de Alcool 70% no Campus Cuiabá – Bela Vista se iniciou no dia 25 de março. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, Conselho Regional de Química, Polícia Judiciária Civil e iniciativa privada. Até o momento, já foram produzidos cerca de 12 mil litros de álcool 70% que foram destinadas a unidades de saúde, comunidades de imigrantes, casas de assistência, transporte público e também a órgãos de classe, entre outros.
Desta vez, a produção do álcool poderá ser feita ou por destilação ou por diluição. “Para fazer a destilação temos que analisar cada tipo de bebida para ver o percentual de álcool de cada uma. A gente vai fazer essa análise e depois a destilação, para chegar à concentração de 70%, que é o valor adequado”, explica Deiver.
“A outra possibilidade é a fazer a diluição, mas aí teremos que usar também álcool que já temos. E aí ele fica colorido, cheiroso, bem legal”, completou. Segundo Deiver, o ideal é utilizar as duas técnicas combinadas. A produção deve começar na segunda-feira (20).