Fonte: Olhar Direto
Previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que a chegada de uma frente fria deverá derrubar as mínimas em Cuiabá e grande parte de Mato Grosso. A expectativa é que a mínima possa chegar aos 8ºC na sexta-feira. Chuva ainda não deve aparecer.
A situação deverá causar um grande choque térmico, já que Cuiabá atualmente enfrenta altas temperaturas. A previsão aponta que na terça-feira e quarta-feira as máximas podem chegar aos 41ºC, com a mínima de 23ºC e 25ºC, respectivamente.
A temperatura deve começar a cair na quinta-feira, quando está prevista a mínima de 15ºC e a máxima de 29ºC. Na sexta-feira, o frio ganha força e os termômetors poderão chegar aos 8ºC. Ao longo do dia, esquenta, podendo chegar aos 20 graus.
Na última semana, o avanço de uma frente fria fez o tempo mudar em vários estados do Brasil, especialmente na região Sul, fazendo a chuva retornar após um longo período de tempo seco.
A partir de quarta-feira (19), uma massa de ar frio começa a penetrar no país e fazer as temperaturas caírem.
Na sexta-feira (21), uma onda de frio avança sobre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e chega também a Rondônia, fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas nestes Estados.
Por enquanto, a possibilidade de chuva em Cuiabá continua escassa, com apenas 5% de chance nos próximos dias.
Vale lembrar que as previsões podem sofrer alterações ao longo da semana. Ontem, a mínima apontada era de 12ºC. Porém, a frente fria parece ter ganhado força, fazendo com que o frio seja ainda maior.