Aníbal Alencastro revisita espaços que abrigaram cinemas de rua em Cuiabá para documentário

0
465
CAMARA VG

 

O cartógrafo, historiador, artista plástico e projecionista, Aníbal Alencastro, estará revisitando o Cine Teatro Cuiabá e o Museu de Imagem e Som (MISC) para um curta-documentário. Alencastro trará à tona memórias da lida com a projeção cinematográfica e do convívio com outros profissionais saudosos do circuito de cinema de Cuiabá de meados do século passado, como Bela Tabori, Sebastião Palma e Névio Lotufo.

A etapa de gravações do documentário têm sido orientada pela atenção aos protocolos de proteção e segurança relacionadas à COVID-19. Desse modo, além das gravações com equipe reduzida na casa de Aníbal, composta pelo diretor Diego Baraldi, pelo diretor de fotografia Moacir Francisco de Sant’Anna Barros, pela técnica de som Isabelle Almeida e pelo fotógrafo still Pedro Coelho,  foram eleitos como locação dois espaços culturais que têm importância central na trajetória do homenageado: o Cine Teatro Cuiabá e o MISC.

O primeiro local por ser a única das salas de cinema de rua em que Aníbal trabalhou e que ainda se mantém em funcionamento; o segundo por abrigar uma sala com acervo de equipamentos cinematográficos doados por Aníbal à instituição.

O documentário ainda irá trazer o registro de um passeio com Aníbal pelas ruas de Cuiabá, em veículo conversível dirigido pelo colecionador de carros José Antônio Marinho (Magal). Nesse passeio com um Ford A 1929 conversível, Aníbal revisitará espaços da paisagem urbana onde se localizavam salas de cinema de rua da cidade, como o Cine São Luiz, Cine Tropical, Cine Bandeirantes e dezenas de outros cinemas menores, conhecidos como “cineminhas” ou “cinema de poeira”, importantes espaços de sociabilidade para os mato-grossenses quando as salas de cinema de rua atraíam multidões.

Integram o projeto transmídia uma série de episódios de podcast centrada nas memórias de Aníbal e um site que reunirá uma heterogeneidade de materiais pertencentes ao acervo pessoal de Alencastro. O site também pretende agregar outros conteúdos relacionados à memória das salas de cinema de rua de Mato Grosso, em interação com o público, que será convidado a compartilhar relatos e imagens sobre as salas de cinema de rua de Mato Grosso.

Fonte: Olhar Direto- José Lucas Salvani

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here