Média de atendimentos relacionados à Covid-19 no PA da Unimed Cuiabá aumenta 53%

0
692
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Em março, o número de atendimentos relacionados ao tratamento do vírus da Covid-19 no Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá aumentou em 53%, em relação ao mesmo período do mês de fevereiro. Do dia primeiro ao dia 7 de março, a média de pacientes atendidos foi de 350, enquanto que no último mês, o número não ultrapassou 229. Apenas nesta segunda  (8) foram atendidos 415 pacientes. Nesse cenário de agravamento da pandemia, os profissionais da linha de frente que atuam na gestão do atendimento tem se desdobrado para atender à crescente demanda.

De acordo com informações da assessoria, as novas condições têm imposto a necessidade de pensar e planejar, de maneira imediata,  novas formas de corresponder ao trabalho. Adequações têm sido feitas diariamente, com investimento de recursos humanos e estruturais. Entre as mudanças, a primeira, e uma das mais importantes, foi a separação de pacientes sintomáticos de assintomáticos, logo na entrada do serviço.

Rubens Carlos de OIiveira Jr., diretor-presidente da Unimed Cuiabá, relata outras alterações feitas na dinâmica hospitalar da Instituição. Como por exemplo, a transformação dos boxes onde eram medicadas pessoas sem sintomas de Covid em leitos de estabilização para pacientes sintomáticos. Atualmente, há nove pacientes nesta condição.

No mesmo caminho, dez leitos de estabilização do PA também se tornaram leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipados com respiradores.  O diretor diz ainda que pretende separar o atendimento adulto do pediátrico. Para Rubens, o momento que a saúde enfrenta no país impõe aos profissionais da saúde um grande desafio: oferecer o melhor possível mesmo em condições adversas.

“Nossas equipes estão em constante análise do cenário e estudam iniciativas possíveis em todas as frentes de atendimento. Esta guerra contra a pandemia começa com a batalha de cada um no seu próprio cuidado e da sua família.  Na esfera assistencial, tanto trabalhadores quanto pacientes e familiares devem estar revestidos de muita paciência. As condições não são as ideais, mas sem dúvida o esforço e compromisso sim. Nosso empenho é sempre para garantir a qualidade do atendimento ao cliente Unimed”, finalizou o diretor presidente.

Ocupação das UTIs particulares

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) informou que a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais particulares de Cuiabá no início desta semana está em 97%. Segundo o sindicato os hospitais ainda estão em processo de aquisição de novos equipamentos para aumentar o número de leitos.

fonte Olhar Direto  – Michael Esquer

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here