Zidiel Coutinho toma posse como vereador na Câmara Municipal de Cuiabá

0
168
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

DA REDAÇÃO

Zidiel Coutinho, segundo suplente do Partido Verde (PV), tomou posse na Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta sexta-feira (1). Zidiel assumirá por 31 dias conforme determina o art. 22 da Lei Orgânica do Município, em razão da desistência do primeiro suplente Rauf Macedo e o afastamento do vereador titular Prof Mário Nadaf, que irá tratar de questões particulares.

A solenidade de posse aconteceu na presidência do Legislativo municipal e contou com a presença do presidente da Câmara Juca do Guaraná Filho, do prefeito de Cuiabá em exercício José Roberto Stopa assim como familiares e amigos.

Nas eleições de 2020 Zidiel recebeu o apoio dos cuiabanos, conquistando 1762 votos nas urnas. Durante o período da campanha o então candidato teve problemas sérios de saúde, sofrendo um infarto decorrente de complicações da Covid 19. Após ficar 5 dias internado, Zidiel se recuperou e deu continuidade à campanha.

Durante o período que estará na Câmara Municipal, Zidiel pretende trabalhar para que algumas das suas propostas de campanha se tornem realidade e beneficiem a população cuiabana, dentre elas destacou os projetos: ‘Rio Cuiabá, lixo Zero’ que visa instalar um sistema de barreira para impedir que o lixo descartado de forma irregular nas ruas, caia nas galerias de água pluvial e esgoto e posteriormente no rio Cuiabá; ‘Conversar é a melhor Solução’ projeto voltado para a saúde mental da população, políticas públicas que busquem conscientizar e combater a depressão em escolas públicas da rede municipal; ‘Smart Cities (cidades inteligentes)’ utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) em espaços urbanos com o objetivo de melhorar a eficiência político-econômica, promovendo assim, a qualidade de vida de seus cidadãos.

“Já atuei na legislatura passada e agora nós estamos trazendo a proposta das cidades inteligentes, as Smart Cities para Cuiabá. Nós temos que começar a ver a cidade para o futuro, cidade para pessoas que vivem aqui. Essa é uma das propostas que vamos trazer para dentro do legislativo municipal” destacou Zidiel.

 

Biografia e histórico político

Zidiel Infantino Coutinho Júnior, tem 43 anos, cuiabano. Primeiro filho do casal Solange Coutinho e Zidiel Infantino Coutinho, de uma família de 3 filhos. Casado com Jaqueline Laura Pires Nassarden Coutinho, mãe do seu filho  Zidiel Infantino Coutinho Neto.

Foi criado no bairro Pico do Amor, onde era conhecido, e muito querido por toda vizinhança, pelo seu carisma e o seu jeito simples de ser. Iniciou sua vida escolar na escola Evangélica Betel, estudou também na Escola Estadual Prefº. Nilo Póvoas e no Instituto Cuiabano de Educação, onde concluiu o ensino médio.

Iniciou o curso de direito na faculdade Unic de Cuiabá em 1998, concluindo em 2003 na Faculdade UNAES de Campo Grande-MS. Possui pós-graduação em Direito Constitucional pela Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso.

Zidiel possui uma origem humilde e tanto ele quanto os irmãos começaram a trabalhar muito cedo. Trabalhou como operador de fotocopiadora, vendedor de frango assado, gerente de lanchonete e seguindo na área comercial, chegou a vendedor de máquinas e equipamentos. Atuou também como apresentador do Programa Zidiel Coutinho Domingão do Feirão.

Após se formar em direito, foi conciliador judicial por três anos até ingressar no serviço público, através de concurso no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Exerceu cargo público como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde adquiriu vasta experiência legislativa.

Ainda como agente público, assumiu a Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano por quase quatro anos, oportunidade em que se identificou ainda mais com a área ambiental e os pilares da Sustentabilidade.

Nas eleições de 2016, conquistou a confiança dos eleitores e obteve 2.499 votos, tornando-se o segundo suplente do Partido Verde. Assumiu a cadeira do ex-presidente da Câmara, Justino Malheiros (PV), que precisou se licenciar por motivos de saúde à época. No período de três meses, Zidiel teve uma atuação marcante, apresentando nove projetos de lei, sendo um aprovado.

Dentre os projetos apresentados durante o período que esteve na Câmera destaca-se:

  • Energia solar em prédios públicos: instalação de energia solar renovável em prédios públicos da administração municipal de Cuiabá, assim como incentivos fiscais para construções residenciais e empresariais que apresentarem já em seu projeto de construção a implantação de energia solar;
  • Conversar é a melhor solução: implantação de políticas públicas que visem a prevenção e combate à depressão em jovens estudantes das escolas públicas do município de Cuiabá;
  • Armadilha de resíduos no rio Cuiabá: instalação de EcoBarreiras (redes de contenção) nas saídas da rede de drenagem de água pluvial e de esgoto que desaguam no rio Cuiabá, fazendo assim a contenção e posterior remoção dos resíduos sólidos (lixo), jogados indevidamente nas ruas e córregos da capital;
  • Outubro como o mês da conscientização e prevenção da espinha bífida: projeto aprovado pela câmara, institui no calendário oficial do município de Cuiabá, o mês de outubro como o mês da conscientização e prevenção da espinha bífida e dá outras providências.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here