Pretos e Pardos representam 63,8% dos candidatos em Mato Grosso, mas ainda são minoria na disputa para prefeito
Nas eleições de 2024 em Mato Grosso, 63,8% dos candidatos inscritos se declararam pretos ou pardos, mas essa representatividade cai quando se trata da corrida para o cargo de prefeito. Apenas 46,6% dos candidatos ao Executivo Municipal são pretos ou pardos, conforme levantamento realizado pelo Olhar Direto junto à Justiça Eleitoral.
Apesar do aumento em relação às eleições municipais de 2020, quando 59,5% das candidaturas eram de pretos e pardos, a participação na disputa pelas prefeituras permanece abaixo da média geral. Em 2020, apenas 43,3% dos candidatos a prefeito eram pretos ou pardos.
A representatividade entre os candidatos a vice-prefeito em 2024 é maior, com 51,7% dos postulantes se declarando pretos ou pardos. Esse percentual subiu em comparação com as últimas eleições, quando 46,6% dos candidatos a vice eram negros. Ao todo, 191 pretos e pardos vão disputar o cargo de vice-prefeito nos municípios mato-grossenses.
Entre os candidatos a vereador, 64,9% se identificaram como pretos ou pardos, totalizando 6.640 postulantes. No entanto, as mulheres negras ainda enfrentam sub-representação, compondo apenas 21,8% das candidaturas e 7,4% dos eleitores no estado. No caso das prefeituras, as mulheres negras representam apenas 5,1% das candidaturas.
A legislação exige que os partidos destinem uma parte dos recursos de campanha proporcional ao número de candidaturas de pretos e pardos. No entanto, uma emenda constitucional aprovada em 15 de agosto reduziu esse montante, fixando em 30% o repasse mínimo para candidatos negros a partir deste ano. Essa mudança pode resultar em menor financiamento para esses candidatos em comparação aos valores atuais.