Governo de Mato Grosso retoma transplantes de rim no Estado com nova parceria hospitalar
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu, nesta segunda-feira (02), a ordem de serviço que marca a retomada dos transplantes de rim no Estado. O procedimento será realizado pelo Hospital São Mateus, em Cuiabá, que foi credenciado através do Chamamento Público nº 002/2024. Após essa formalização, o próximo passo será a avaliação clínica dos pacientes e a criação de uma lista única de pessoas aptas ao transplante renal.
O governador Mauro Mendes celebrou a reativação do serviço, destacando sua relevância para a saúde dos mato-grossenses. “Essa é uma excelente notícia para a Saúde em Mato Grosso. Eu passei por essa experiência e tive a bênção de ser compatível e poder doar um rim para minha esposa. É uma grande alegria saber que muitos mato-grossenses, especialmente os que não têm recursos, também poderão salvar vidas e serem salvos com a retomada dos transplantes no nosso Estado”, afirmou.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que recebeu um rim do governador em 2014, também teve um papel fundamental na retomada dos transplantes e expressou sua satisfação com a conquista. “A assinatura deste contrato é um passo decisivo para Mato Grosso e para todos os cidadãos que esperam por uma nova chance de vida. Saber que mais famílias terão essa oportunidade, sem precisar sair do Estado, nos conforta. Deus abençoe todas as pessoas envolvidas, especialmente o secretário Gilberto Figueiredo e sua equipe, esse era um desejo do meu coração”, declarou.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, reforçou que a retomada dos transplantes de rim foi uma prioridade da atual gestão. “O governo, liderado por um doador de rim, entende a importância desse serviço para salvar vidas. Estamos felizes por restabelecer o transplante de rim no Estado, mas sabemos que este é apenas o primeiro passo”, destacou.
A secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, explicou que os transplantes serão realizados após a organização de um novo fluxo local e o cumprimento dos protocolos do Ministério da Saúde. “A equipe transplantadora começará as avaliações clínicas dos pacientes, e estimamos que, em 2 a 3 meses, o primeiro transplante renal possa ser realizado no Hospital São Mateus”, informou.
Atualmente, cerca de 2 mil pacientes estão em tratamento de hemodiálise em Mato Grosso, e estima-se que entre 40% a 50% deles possam ser candidatos ao transplante renal. No entanto, o número exato só será determinado após a avaliação clínica dos pacientes.
O diretor técnico do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi, ressaltou a importância da retomada dos transplantes para a população. “Essa contratualização com o Governo do Estado é fundamental e permitirá que o Hospital São Mateus, em parceria com o Governo, reinicie as atividades de transplante de rim. Isso é muito importante para a nossa população e abre caminho para que novas equipes sejam credenciadas para outros tipos de transplante”, acrescentou.
A cerimônia de assinatura da ordem de serviço contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária adjunta executiva, Kelluby Oliveira, o secretário adjunto de Aquisições e Contratos, Anderson Martins, a superintendente de regulação, Josied Cunha, a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a diretora geral do Hospital São Mateus, Marilda de Souza Venzel, e a assistente social do hospital, Adriana Borges.