As obras no Portão do Inferno tiveram início com um processo de resgate da fauna e flora; Garcia negou possíveis atrasos

0
21
Foto: Daniel B Meneses/Secom-MT
CAMARA VG

Obras no Portão do Inferno avançam sem atrasos; conclusão prevista para fevereiro de 2025

As obras de retaludamento do paredão no Portão do Inferno, localizado na MT-251, que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães, seguem conforme o cronograma previsto, com a fase de preparação já em andamento. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, os trabalhos preliminares de resgate da fauna e flora estão sendo realizados pela empresa responsável, Lotufo Engenharia e Construções Ltda., em cumprimento às exigências dos órgãos federais, como o IBAMA e o ICMBio.

De acordo com Garcia, essa fase, essencial para o início das intervenções físicas, deve durar aproximadamente 30 dias. “Para qualquer movimentação no local, é necessário que o processo de resgate de fauna e flora seja concluído e entregue aos órgãos ambientais competentes”, destacou.

O início das obras está previsto para outubro, e não há expectativa de atrasos no cronograma. “Estamos focados na conclusão dessa etapa, garantindo que tudo siga dentro do planejado”, afirmou o secretário.

Sobre a obra

Com um orçamento de R$ 29,5 milhões, a obra de retaludamento visa estabilizar as encostas do Portão do Inferno, prevenindo deslizamentos de terra e traçando um novo percurso para a rodovia. A execução completa está programada para durar 120 dias, com término previsto para fevereiro de 2025.

Além das obras no paredão, o projeto impactará o tráfego na MT-251. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira, a rodovia será totalmente bloqueada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com liberação entre 18h e 6h. Já aos finais de semana e feriados, será adotado o sistema de “pare e siga” para veículos leves, a fim de minimizar os transtornos aos motoristas e turistas que utilizam a estrada.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto