MT Hemocentro faz apelo por doações de sangue para suprir estoques críticos de tipos O negativo e O positivo
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está pedindo à população que compareça à sua unidade, em Cuiabá, para doar sangue, especialmente dos tipos O negativo e O positivo, cujos estoques estão em nível crítico. No entanto, todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas e necessárias para atender às demandas de pacientes em situações de emergência e tratamento.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou a importância da doação regular, principalmente diante da atual situação dos estoques. “Estamos com uma baixa no estoque dos sangues do tipo O. Por isso, precisamos que os doadores venham contribuir, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Lembrando que, independentemente do tipo sanguíneo, todas as doações são muito bem-vindas”, afirmou.
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário comparecer a uma das unidades de coleta com um documento oficial com foto. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. No caso de menores de 18 anos, é obrigatória a apresentação de uma autorização assinada por um responsável legal. Além disso, é importante que os doadores estejam bem alimentados e hidratados.
Locais de doação no interior
Além de Cuiabá, o Hemocentro conta com Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) em diversas cidades do interior, incluindo Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Agendamento
Para facilitar o atendimento, os voluntários podem agendar a doação de sangue pelo Sistema de Agendamento do MT Hemocentro, ou através do WhatsApp, pelo número (65) 98433-0624, e dos telefones (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, e o Hemocentro oferece atestado de comparecimento para justificar a ausência no trabalho, caso o doador não possa realizar a doação no dia.