Bombeiros combatem incêndios no Parque Encontro das Águas e em fazendas do Pantanal

0
122
Foto: Christiano Antonucci - Secom-MT
ALMT TRANSPARENCIA

Incêndios no Pantanal de Mato Grosso são considerados controlados, afirmam bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso declarou nesta terça-feira (22) que os incêndios na Fazenda GCSJ, localizada dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, e na região de fazendas em Barão de Melgaço, estão controlados.

De acordo com o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Bezerra, o controle não significa que o fogo foi completamente extinto, mas sim que a propagação das chamas foi reduzida significativamente, protegendo áreas ainda não atingidas. “O trabalho de combate continua com a mesma intensidade para garantir a extinção completa desses incêndios”, destacou.

Bezerra ainda ressaltou que a vegetação local, somada aos fortes ventos e às altas temperaturas dos últimos meses, dificultaram o controle das queimadas. “Foi desafiador, mas a capacidade técnica dos militares e o apoio de parceiros foram essenciais para o sucesso na contenção dos focos”, completou.

Mesmo com o controle das chamas, equipes dos bombeiros continuam mobilizadas nas áreas afetadas, monitorando focos por satélite e atuando in loco para evitar novos incêndios. Além disso, os bombeiros permanecem no combate ao fogo entre a Estação Ecológica do Taiamã e o Porto Conceição, em Cáceres.

Ao todo, 199 profissionais, incluindo bombeiros, brigadistas e servidores, estão atuando nas operações com o auxílio de sete aeronaves do Governo de Mato Grosso e do Governo Federal, além de caminhões-pipa, máquinas e caminhonetes.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Ciosp, Ibama, ICMBio, Exército, Força Aérea, Marinha e Sesc Pantanal.

“A integração de esforços é fundamental para manter o Pantanal sob controle. Produtores rurais também estão colaborando, alertando sobre novos focos e ajudando a evitar que pequenos incêndios se tornem grandes tragédias”, afirmou Bezerra, destacando a importância da parceria entre as diversas entidades envolvidas.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto