A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), uma megaoperação que visa o cumprimento de 138 ordens judiciais, incluindo mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueios de bens. A ação foca em integrantes de facções criminosas que atuam em todo o Estado de Mato Grosso.
A operação, batizada de Operação Inter Partes, reúne diversas unidades da Polícia Civil de todas as regionais do estado e marca o início de um plano estratégico de combate à criminalidade. A operação está inserida no Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso para enfrentar grupos criminosos que tentam desestabilizar a segurança da população.
Com o objetivo de fortalecer as ações de repressão à criminalidade, a operação visa cumprir 73 mandados de prisão preventiva, 58 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de bloqueio de bens. As ordens judiciais foram decretadas com base em investigações que identificaram criminosos ligados a facções envolvidas em crimes como tráfico de drogas, roubos, furtos, lesão corporal, tortura e homicídios.
A maior parte dos mandados está sendo cumprida no interior do estado, com a participação das Delegacias de Água Boa, Alto Araguaia, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo dos Parecis, Colniza, Comodoro, Campos de Júlio, Confresa, Cotriguaçu, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Juara, Juína, Juruena, Juscimeira, Nova Olímpia, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Além dessas unidades regionais, também participam da operação delegacias especializadas, como a Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) e a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
A Operação Inter Partes será contínua e tem como objetivo desarticular a atuação das facções criminosas em Mato Grosso, reforçando a presença do Estado no combate ao crime organizado e garantindo mais segurança para a população.