O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) afirmou, nesta quarta-feira (19), que o colega de partido, Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), se licenciou do mandato e se mudou para os Estados Unidos por temer ser preso. Durante uma entrevista antes da sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Cattani ainda afirmou que o Brasil está vivenciando o início de uma ditadura.
Eduardo Bolsonaro anunciou na terça-feira (18) que se afastaria de seu cargo no Congresso Nacional e se mudaria para os Estados Unidos. O parlamentar justificou a decisão alegando que há uma perseguição à direita no país, especialmente por parte do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Em entrevista à CNN, Eduardo afirmou que não pretende retornar ao Brasil tão cedo e que não tem previsão de voo de volta. Ele também mencionou que faria um pedido de asilo político ao governo dos Estados Unidos, uma proteção concedida a estrangeiros que enfrentam perseguições em seus países de origem.
Questionado sobre a possível exagero de Eduardo, Cattani defendeu a decisão do deputado federal, citando o caso de outro parlamentar que foi preso, mas posteriormente perdoado pelo presidente da República. “Já temos um deputado na prisão, o que é inédito no Brasil. Ele tem toda a razão, e eu concordo com ele. O Brasil está começando a viver uma ditadura, e ela está se tornando cada vez mais forte”, afirmou Cattani.
FONTE – RESUMO